O grupo de trabalho formado por médicos e profissionais da Secretaria de Saúde deve definir – até 2014 – um novo padrão de procedimentos de agendamento de consultas e atendimentos em toda a rede de Saúde Pública municipal.
A decisão de reavaliar os procedimentos surgiu de uma cobrança da população. Segundo a secretária municipal de Saúde, Cida Belli, existem diferenças nos métodos de agendamento de unidade para unidade, o que pode confundir as pessoas que buscam atendimento. A ideia é que todos os postos tenham um padrão unificado de agendamento.
“Estamos discutindo modelos que serão testados e avaliados aos poucos”, avalia Cida. Ela ressalta que a definição de mudança de horário nas unidades de saúde – anunciada para o dia 21 deste mês – não é originária das reuniões do grupo.”Isso veio de uma discussão interna, na qual se constatou que, a partir das 17h, o movimento nos postos fica ocioso. Decidimos por antecipar o
início do horário de atendimento à tarde”, afirma.
Nesta data, os postos de saúde passarão a atender, à tarde, das 13h às 17h. Anteriormente, o atendimento era realizado das 13h30 às 17h30. O horário matutino permanece inalterado: das 8h às 12h.