Samae se manifesta sobre água amarelada que sai das torneiras em Brusque

Apesar da coloração, autarquia garante que água não causa problemas a saúde

Samae se manifesta sobre água amarelada que sai das torneiras em Brusque

Apesar da coloração, autarquia garante que água não causa problemas a saúde

Nas últimas semanas, moradores de Brusque têm constatado a presença de uma tonalidade amarela na água distribuída pelo Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae). Contudo, conforme explicam representantes da autarquia, o problema não é devido à falta de tratamento.

Além disso, especialistas que trabalham no Samae dizem que a água não traz problemas à saúde e que o maior transtorno diz respeito à lavação de roupas, já que a coloração deixa manchas. Conforme explica o diretor de tratamento, Ricardo Bortolotto, a coloração é uma consequência da estiagem que a região sofre desde meados de 2018.

A cor diferente e que causa espanto aos brusquenses é devido à presença de óxido de ferro, que forma borras nas paredes das tubulações da rede do Samae. Para tirar esta coloração é necessário realizar um processo de descargas na rede, que fazem parte da limpeza preventiva.

Este procedimento, contudo, sobrecarrega o uso de água. “Como a gente estava com pouca água nos reservatórios, teríamos que escolher entre fazer as descargas ou manter as casas com abastecimento regular. Se fizéssemos o processo, com certeza teríamos residências sem água”.

Contudo, o diretor de tratamento explica que a situação já está normalizando. Com a presença de chuvas no início de março, os reservatórios conseguiram armazenar boa quantidade de água. “Já demos início ao processo de descargas há três semanas. Creio que dentro de um mês não deverá voltar a ocorrer esta situação”.

A água amarelada surge esporadicamente, a depender da vazão, pressão e ação do cloro. As descargas são acionadas aos domingos, dia em que há pouco uso da água e as borras se acumulam e soltam mais. Os bairros com maior número de reclamações sobre esta situação são Jardim Maluche, Guarani, Rio Branco, São Pedro, São Luiz, Santa Terezinha e Santa Rita.

Bairros mais distantes também registram a cor amarelada na água. Em contato com o jornal, um morador da Ponta Russa encaminhou imagens da água amarela saindo da torneira do tanque de lavar roupas. Conforme explica, isso está ocorrendo com frequência, geralmente de sexta-feira para sábado.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo