X
X

Buscar

Ainda sem data para sair do papel, nova praça do Centro terá espaço gastronômico

Conheça detalhes do projeto elaborado pela prefeitura, que ainda está sendo adaptado

O projeto de revitalização da Praça Barão de Schneeburg foi apresentado a entidades representativas nesta terça-feira, 6, pelo prefeito em exercício de Brusque, Ari Vequi.

Com recursos superiores a R$ 500 mil, metade custeado com emendas parlamentares e metade com contrapartida do município, a prefeitura pretende licitar a obra ainda no primeiro semestre, mas não há prazo para que efetivamente saia do papel.

O projeto também deve passar por modificações, já que representantes da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Sindicato do Comércio Varejista (Sindilojas) e Associação Empresarial de Brusque (Acibr), apresentaram sugestões à ideia da prefeitura.

O prefeito em exercício Ari Vequi ressalta que se trata de um projeto prévio, e que a prefeitura está disposta a ouvir sugestões para a revitalização da praça. O Município procurou o Departamento Geral de Infraestrutura (DGI) para detalhar pontos do projeto apresentado nesta semana pela prefeitura. Confira.

Praça de alimentação
Segundo o Departamento Geral de Infraestrutura (DGI), está prevista a implantação, na praça revitalizada, de pequenos quiosques que servirão como um espaço gastronômico do local. Eles ficarão, conforme o projeto, juntos à edificação que existe ao lado da praça. O DGI esclarece, contudo, que ainda não há definição de como os espaços funcionarão, o que será regulamentado mais adiante.

Mudança no trânsito?
Apesar de os projetos apresentados pela prefeitura demonstrarem a existência de uma espécie de calçadão em trecho da avenida Cônsul Carlos Renaux, isso não acontecerá de fato. Conforme o DGI, a ideia de vedar o trânsito de veículos no trecho foi cogitada, mas não foi levada adiante. Portanto, o espaço continuará como está, com o tráfego de veículos em frente à nova praça.

Estação inteligente
O projeto da prefeitura contempla também a manutenção, na praça, de uma estação inteligente, fruto de parceria com cidades alemãs, que possuem iluminação, internet e sensores para monitoramento ambiental, além de equipamento para recarregar veículos elétricos.

Posto policial
O local onde hoje ficam os taxistas que trabalham no Centro dará lugar a uma nova estrutura, um pouco menor do que a atual, onde eles permanecerão, mas que também será um posto policial, explica o DGI.

Pergolados
Boa parte da praça será ocupada por uma estrutura formada por pergolados confeccionados com estrutura metálica, os quais criarão um caminho que liga a dois espaços, onde haverá equipamentos de lazer. Conforme o DGI, a parte de cima da estrutura será preenchida com plantas trepadeiras.

A estrutura
O projeto da prefeitura estipula que a nova praça terá piso intertravado (paver) e também concreto estampado rústico. A prefeitura também pretende renovar os equipamentos existentes na praça, como bancos e lixeiras. A iluminação da nova praça será toda em LED.

Etapas da obra
O DGI explica que a obra será realizada em duas etapas. Na primeira, será feita a revitalização básica do espaço, sem as construções. Ficarão de fora o posto policial, os quiosques e a estrutura de pergolados, os quais serão implantados somente na segunda etapa da obra.