Alesc aprova projeto que prevê multa por porte de drogas em Santa Catarina
Deputado que é autor do projeto criticou STF, em referência à recente descriminalização do porte de maconha para uso pessoal
O projeto de lei que estipula multa para quem portar e usar drogas em ambientes públicos em Santa Catarina foi aprovado na Assembleia Legislativa do estado. A aprovação aconteceu durante sessão itinerante da Alesc em Criciúma, no Sul do estado, na terça-feira, 2.
A proposta é do deputado estadual Jessé Lopes (PL-SC). O texto agora depende de sanção do governador Jorginho Mello (PL) para virar lei. A multa é de um salário mínimo.
Do total arrecadado com as multas, 50% dos recursos serão aplicados no Fundo Estadual para Melhoria da Segurança Pública, 25% ao Fundo Estadual Antidrogas e 25% para o Fundo Estadual da Saúde.
Jessé Lopes criticou o Supremo Tribunal Federal (STF), em referência à descriminalização do porte de maconha para uso pessoal, uma decisão recente da Corte. Além disso, o deputado disse que o Supremo legisla, função que não é de competência da Corte.
“Temos um STF que legisla, passa por cima da Câmara dos Deputados, que deveria decidir essa questão”, criticou o parlamentar. Foi registrado somente um voto contrário ao projeto. Outros deputados também criticaram a decisão do STF.
Único voto contrário ao projeto, o deputado estadual Marcos José de Abreu, o Marquito (Psol), alegou que a matéria é inconstitucional por, segundo ele, se tratar de assunto que é de competência federal. “O debate sobre drogas é mais amplo. Se resolve com muita inteligência, pesquisa e investigação”, disse.
Leia também:
1. Abel Moda Vôlei estreia no Campeonato Catarinense em agosto
2. Perícia avaliará possibilidade de acesso alternativo condomínio sem afetar área do parque Zoobotânico
3. Previsão sinaliza chegada das primeiras chuvas de julho em Brusque; descubra quando
4. Antecedendo o caos do primeiro filme, “Um Lugar Silencioso: Dia Um” chega aos cinemas de Brusque; confira programação das sessões
5. Aprovados em concursos públicos em Brusque serão chamados gradativamente, diz RH da prefeitura
Assista agora mesmo!
“Jogo da mentira” trazido da Itália, brìscola é praticada em Botuverá há quase 150 anos: