Alfaiate brusquense faz sucesso na América Latina com ternos para casamentos
Ele já fez traje até para o filho do ex-presidente do Paraguai
Ele já fez traje até para o filho do ex-presidente do Paraguai
O brusquense Carlos Ismael Casagrande tem feito sucesso no mundo da alfaiataria na América Latina. Ele tem conquistado cada vez mais espaço e já fez terno para clientes milionários.
A história de Ismael está intimamente ligada à confecção. Filho de donos de uma camisaria de Brusque, ele cresceu nesse universo de costura e tecido e desde cedo desenvolveu um gosto pelo ramo.
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Por alguns anos, trabalhou na loja dos pais. Depois, foi para o litoral, quando a marca abriu uma unidade em Balneário Camboriú.
“Eu vi a necessidade de alterar os ternos para o tamanho do cliente, fazendo-os sob medida”, comenta. Foi aí que o talento de Ismael começou a aparecer.
Ismael identificou uma oportunidade de mercado. Muitas lojas que vendem trajes masculinos não fazem ajustes. “É uma responsabilidade muito grande, porque você mexe em uma peça que não é mais sua, é do cliente”.
Aos poucos, Ismael entrou no ramo da alfaiataria. Foi algo quase natural devido ao gosto dele pela costura bem feita, quanto pela demanda de mercado.
Posteriormente, ele abriu um ateliê no hotel Hilton Garden, na praia Brava, em Itajaí. O toque de Ismael para os ternos levou seu nome a ser conhecido. Empresários e clientes de toda a região passaram a procurá-lo.
“Meu produto não é inacessível, não é só classe A. Quero que as pessoas estejam bem vestidas”, afirma o alfaiate.
Árabes
O serviço de Ismael levou seu nome a ser reconhecido em toda a região. Foi assim que ele chegou a ter clientes descendentes de árabes de Curitiba (PR).
Na cultura árabe, o casamento dura três dias de festa. O cerimonial também é bastante diferente e cada detalhe ou cor tem um simbolismo muito forte para os noivos.
Outra característica desses casamentos é o luxo. A cultura árabe tem um viés de ostentação nessas cerimônias. É bastante comum o noivo usar mais de um terno, às vezes, um na cerimônia, outro na festa, ou mesmo mais de um ao longo dos dias.
Ismael acabou entrando nesse universo e também fez ternos sob medida para essas pessoas e conquistou cada vez mais notoriedade. Nesse mundo da alfaiataria, o nome é muito atrelado à confiança e os clientes surgem por indicação.
Casamento no Rio de Janeiro
Do ponto de vista de projeção, o ápice da carreira de Ismael ocorreu em janeiro de 2019. Ele foi o responsável pelo traje vestido por Juan Pablo Cartes Montaña, 34 anos, em seu casamento com a brasileira Evelyn Jaqueline Glovacki, 31.
Juan Pablo é filho de Horacio Cartes, ex-presidente do Paraguai. Ele é um milionário e vive em Miami, mas resolveu se casar no Rio de Janeiro, no Belmond Copacabana Palace.
Eles conheceram o trabalho do brusquense por intermédio do pai da noiva, que é paranaense e tem apartamento em Balneário Camboriú. O pai dela procurou Ismael para fazer o terno e disse que passaria o contato para a filha.
“Ela me ligou e me disse que queria um smoking branco, mas uma peça diferenciada, talvez com cristais Swarovski. Ela disse: ‘cheguei a olhar em Miami, mas não encontrei nada que me agradasse’”, conta Ismael.
Evelyn e Juan Pablo foram ao ateliê dele. Os três conversaram e chegaram a um entendimento sobre como seria a peça.
“Ela escolheu o tecido e o modelo e eles vieram já para os ajustes. Confiaram e ficaram satisfeitos”, comenta Ismael.
Além de produzir o traje para o milionário casamento, ele também foi ao Copacabana Palace, com tudo pago pelos noivos. O alfaiate brusquense também fez o terno para Horacio Cartes.
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Após o casamento, ele foi solicitado por um cliente da Nicarágua, que tem casa em Foz do Iguaçu. A esposa dele é Paraguaia e conheceu o trabalho de Ismael por causa do casamento de Juan Pablo.
Segmento
Ismael tem clientes fiéis que compram ternos para o dia a dia. Contudo, ele enxerga um segmento promissor na alfaiataria de trajes para noivos. “É um nicho de mercado muito carente”.
Ismael diz que hoje em dia já não existe mais o “dia da noiva”, mas sim o dia dos noivos. Por isso o brusquense planeja focar cada vez mais nesse segmento.