Alta demanda por vacina da gripe provoca risco de desabastecimento em Brusque

Na rede particular, instituições confirmam que laboratórios não estão dando conta da demanda

Alta demanda por vacina da gripe provoca risco de desabastecimento em Brusque

Na rede particular, instituições confirmam que laboratórios não estão dando conta da demanda

Laboratórios responsáveis pela produção de doses de vacina estão tendo dificuldade de abastecer as instituições que fazem a distribuição das doses à população de Brusque.

No Cidmed, conforme a administradora Rosângela Zanol, a procura pelas doses da vacina tetravalente está bastante alta, e a instituição está atendendo com horários agendados.

Questionada sobre o risco de desabastecimento devido à alta procura pela vacina, ela afirma existir esse receio. “Acreditamos que sim, porque os laboratórios não têm previsão de enviar novas remessas”.

A administradora do Cidmed diz que não há como especificar até quando as doses existentes vão durar, pois isso depende da variação de demanda. No entanto, avalia que é correto garantir que haverá vacinas disponíveis até o fim deste mês.

Laboratórios sobrecarregados

O Hospital e Maternidade de Brusque também informou que as doses da tetravalente ainda podem ser encontradas na instituição, mas alerta que estão acabando.

Conforme o comunicado enviado pela instituição na segunda-feira, 25, o hospital também está encontrando dificuldade em adquirir mais um lote da vacina, uma vez que os laboratórios não estão conseguindo atender a demanda de pedidos.

A instituição solicita àqueles que têm interesse em se vacinar que o façam logo, antes que as doses se esgotem. O hospital tem a vacina tetravalente (que previne contra os três vírus da vacina trivalente também contra um vírus da influenza do tipo B).

Conforme o hospital, os laboratórios fabricantes não estão dando conta da demanda de pedidos vindas de todo o país, justamente agora que o período de maior incidência da doença está por vir, com a chegada do frio.

De acordo com a meteorologia, uma massa de ar polar chega ainda esta semana em Santa Catarina, o que reacende o alerta das autoridades em saúde, visto que a transmissão da gripe costuma aumentar no período do frio.

O procura pela vacina contra a gripe disparou este ano em Brusque, devido à ocorrência de diversos casos da gripe H1N1 no município.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio