Alteração no trânsito é destaque entre pedidos de vereadores nos primeiros meses de 2022; veja levantamento
Até o momento, trânsito foi assunto de 34 indicações e requerimentos
O trânsito foi o principal assunto entre os pedidos de vereadores na Câmara de Brusque até a primeira semana de março. De acordo com levantamento feito por O Município, o assunto foi tema de 34 indicações ou requerimentos feitos pelos vereadores nas primeiras sessões de 2022.
Neste ano, os trabalhos do legislativo brusquense iniciaram no dia 1 de fevereiro. Desde então, foram 22 indicações relacionadas a algum aspecto do trânsito e outros 12 requerimentos sobre o mesmo assunto.
Entre os temas discutidos pelos vereadores está a possibilidade de transformar a margem esquerda da avenida Beira Rio em mão dupla ao longo de toda sua extensão, além da falta de acessos para via.
Para o presidente da Câmara, Alessandro Simas (União), o trânsito deve ser discutido constantemente. “Não podemos pensar o trânsito só em ocasiões como plano municipal, a cada cinco anos, por exemplo. Acho importante discutirmos ideias que possam ser implementadas e aplicadas de forma mais ágil”.
Como exemplo, ele cita requerimento apresentado em que solicita estudos para mudar o sentido de uma das pistas da ponte estaiada Irineu Bornhausen em direção a rua Pedro Werner. “Hoje para ir até a Pedro Werner, é preciso fazer uma grande volta. Não tem necessidade. Penso que esta é uma ideia que pode ser implementada e se não der certo, volta como era antes. O importante é testar para tentar melhorar sempre”.
Além do trânsito, outros temas discutidos pelos vereadores nas primeiras sessões do foram obras e infraestrutura. Até o momento foram 16 indicações ou requerimentos solicitando limpeza de vala, drenagem, roçada, pavimentação e manutenção de alguma área da cidade.
Outros 13 pedidos são relacionados à infraestrutura, como melhoria na iluminação pública, instalação/melhorias em pontos de ônibus e melhorias em placas de identificação.
Infogram
A saúde teve, até agora, seis requerimentos aprovados pelos vereadores, com temas que variam desde vacinação contra Covid-19 até melhorias no atendimento de idosos e no transporte de pacientes oncológicos.
Outros sete requerimentos e indicações tratam do saneamento em Brusque, com solicitações para instalação de rede de água e informações sobre cobrança da taxa de lixo.
A educação, por sua vez, teve sete requerimentos e uma indicação até o momento. Entre as solicitações dos vereadores estão melhorias no transporte universitário, construção de escola e creches.
*Colaborou Vítor Souza