Alunos da Unifebe realizam exposição interativa para deficientes visuais em Brusque

Obras poderão ser visitadas no Shopping Gracher e na Unifebe

Alunos da Unifebe realizam exposição interativa para deficientes visuais em Brusque

Obras poderão ser visitadas no Shopping Gracher e na Unifebe

Os alunos do curso de Publicidade e Propaganda e Design Gráfico da Unifebe, em parceria com a Associação dos Deficientes Visuais de Brusque (ADVB) estão realizando uma série de ações visando, além da inclusão social, facilitar a identificação de importantes áreas, praças, monumentos e pontos turísticos da cidade de Brusque.

Pensando nisso, os estudantes do primeiro semestre desenvolveram maquetes da ponte estaiada, do Campus da Unifebe e da praça Barão de Schneeburg para, por meio do toque, facilitar a identificação espacial dos deficientes visuais.

Além das maquetes, os estudantes captaram os áudios de ambientação destes locais, bem como gravaram as trilhas informativas dos locais.

Unifebe/Divulgação

Fotografias

Outra ação realizada pelos estudantes foram fotografias de 11 pontos da cidade de Brusque que foram impressas em grandes formatos, bem como a captação dos áudios de ambientação e as trilhas informativas dos pontos.

Esta iniciativa visa atingir os portadores de baixa visão para que consigam ter uma identificação dos pontos mais conhecidos da cidade.

A atividade é semestral e faz parte dos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC), em atendimento à Resolução do Conselho Nacional de Educação.

Exposições

Para a apresentação destas ações estão sendo organizadas duas exposições, uma no Shopping Gracher e outra na Unifebe. A exposição no Shopping Gracher terá início no dia 2 de julho, às 10h.

Neste dia, entre 10h e 13h, os estudantes farão a recepção e guiarão os deficientes visuais às maquetes, bem como farão a descrição das maquetes e das fotografias expostas.

Nos demais dias da exposição, de 2 de julho até 7 de julho, os áudios descritivos e os sons dos ambientes estarão disponíveis por meio de QRcodes para todo o público.

Em seguida, a exposição segue para a Unifebe, que ficará entre os dias 9 de julho e 28 de julho, data que ainda precisa ser confirmada. A exposição é coordenada pela professora Thaissa Schneider.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo