Alunos de Design de Moda da Uniasselvi participam da Semana Fashion Revolution
Evento acontece em cem países e é considerado um movimento global
Evento acontece em cem países e é considerado um movimento global
Os alunos de Design de Moda da Uniasselvi participaram da Semana Fashion Revolution no dia 25 de abril. O evento, que ocorre em cem países, é considerado um movimento global que incentiva a transparência, sustentabilidade e ética dentro da indústria da moda com conscientização, mobilização e educação.
Na noite do dia 25 de abril, cerca de cem estudantes junto com três professoras, um coordenador e a convidada, Suelen Zimmermann, coordenadora de estilo da marca de roupas Harpie, conversaram sobre os impactos da área no ecossistema. O tema estabelecido para o bate-papo foi Indústria da Moda X Produção Consciente.
Argumentos e alternativas com possibilidades de confecção e consumo sustentáveis e com responsabilidade foram pontos levantados no encontro.
O coordenador de curso, Rodrigo Schlindwein, afirma que a ação trouxe resultados muitos positivos para a Graduação.
“Tivemos a oportunidade de promover uma discussão que é altamente benéfica para a formação do aluno, incentivando o pensamento crítico e analítico. Além de cultivar uma visão inovadora para o mercado de moda”.
Ele conta ainda, que a prática “teve o objetivo capacitar os graduando na compreensão do processo de desenvolvimento dos produtos, bem como nas metodologias de projetos de produto e inovação”. Desta forma, foi possível oferecer conhecimentos sobre alternativas que envolvem ecodesign e economia circular, por exemplo. E assim, focar na redução da exploração humana e preservação do meio ambiente.
O coordenador ressalta a contribuição dos graduandos na iniciativa.
“Eles foram super participativos, questionadores e saíram muito felizes com o resultado do debate, foi muito enriquecedor para o crescimento acadêmico e profissional”.
A troca proporcionou o desenvolvimento do senso crítico diante das alternativas que existem na indústria da moda; um olhar para a inovação na produção têxtil, no sentido de possibilitar a redução de desperdícios e do consumo exagerado. Essa foi a segunda vez que a Uniasselvi Brusque participou da Semana Fashion Revolution.
Além da mesa redonda, também aconteceu o concurso de Desenho de Croquis, que teve como tema o Dia da Terra.
As produções foram analisadas por uma banca avaliadora, formada pelos professores.
Nas criações, os alunos foram desafiados a levar em consideração os desafios sociais e ambientais que a moda exerce no cotidiano das pessoas e no planeta.
Os critérios observados foram Criatividade e originalidade, Qualidade e técnicas de desenho, Temática escolhida e Qualidade da representação do tema proposto.
Os três primeiros colocados foram premiados com materiais de desenho e de modelagem.
O Dia da Terra é celebrado em 22 de abril. Ele foi criado pelo senador norte-americano Gaylord Nelson, em 1970 com o propósito de ampliar o entendimento referente aos danos da contaminação, conservação da biodiversidade e outras preocupações ambientais.
Leia também:
1. URGENTE – TSE determina a cassação do mandato de Ari Vequi e Gilmar Doerner
2. VÍDEO – Câmera de segurança registra roubo de joalheria em shopping de Joinville
3. Ari Vequi e Gilmar Doerner decidem não se manifestar após decisão de cassação pelo TSE
4. Transferência por DOC deixará de existir; saiba quando
5. “Prejudica muito a cidade”: vereadores opinam sobre cassação do prefeito e vice de Brusque