A Simple Organic está dando mais um passo na direção da inovação ao lançar sua primeira campanha utilizando inteligência artificial (IA). Com o objetivo de provocar reflexões e desafiar conceitos preestabelecidos pela tecnologia, a marca está explorando o potencial das imagens geradas por IA para transmitir a simplicidade, a autenticidade e a emoção do amor em todas as suas formas.
A campanha, composta por cinco imagens, está sendo veiculada no site e nas redes sociais da marca, acompanhada por um vídeo que será transmitido ao longo do mês de junho, coincidindo com as comemorações do mês dos namorados. A data foi escolhida para reforçar a importância do amor livre e real, um dos valores fundamentais da Simple Organic.
Com o slogan “Não precisa ser perfeito para ser real. O amor é como a nossa pele. Tem textura, linhas, marcas, sinais e cicatrizes. É isso que o torna único e verdadeiro.” a campanha busca transmitir a leveza e a intangibilidade do amor por meio das fotos geradas pela inteligência artificial. A marca deseja que essas imagens sejam capazes de transmitir emoção e despertar uma conexão emocional genuína nos consumidores.
“Na Simple Organic, acreditamos no poder da tecnologia para impulsionar a inovação e a criatividade. Essa iniciativa marca um momento crucial em nossa trajetória, combinando a expertise humana com o potencial da IA. Juntos, estamos explorando novos horizontes e desafiando os limites do possível, criando experiências autênticas e impactantes. Além disso, estamos alcançando um público mais amplo e estabelecendo conexões significativas com nossos consumidores, despertando questionamentos sobre até que ponto a inteligência artificial pode traduzir a essência da realidade”, afirma Patricia Lima, CEO da Simple Organic.
A marca reconhece que as formas de amor são infinitas e buscou representar a diversidade em suas imagens. Para isso, incorporou a inteligência artificial na criação dos modelos da campanha, utilizando uma ferramenta com algoritmos de aprendizado de máquina para gerar imagens com base em descrições de texto. Essas imagens são produzidas de forma realista, assemelhando-se a fotos tiradas por seres humanos, mas, na verdade, são geradas por computadores. Todos os indivíduos nas imagens da campanha são fictícios, criados com base nas descrições fornecidas pela equipe interna da marca.
Ao criar as imagens, a empresa buscou capturar as características autênticas das peles das pessoas reais, como poros, linhas de expressão, manchas e acne, como uma maneira de celebrar a verdadeira complexidade e diversidade da pele humana. Para isso, investiu significativamente e empenhou-se em trazer a maior diversidade possível. Incluir um modelo de inteligência artificial com vitiligo, melasmas e acne, era um desejo enorme da companhia, porém, até o momento, a tecnologia ainda não foi capaz de capturar essa característica.
“Ao criarmos as imagens, deixamos claro nosso objetivo de retratar pessoas reais. Apesar da busca pela perfeição na inteligência artificial, o nosso desejo é trazer características autênticas das pessoas, como poros, linhas de expressão, manchas e acne, e buscando representar a maior diversidade possível de forma natural. Em algumas ocasiões, a IA tende a gerar imagens com traços muito específicos europeus ou características de outras regiões, por isso, nos empenhamos em alcançar uma maior diversidade dentro da linguagem visual do nosso país”, comenta Maria Fernanda, diretora de criação e marketing da Simple Organic.
A empresa ressalta que não pretende substituir modelos humanos por inteligência artificial em suas futuras campanhas. Essa iniciativa é uma exploração inovadora e um exercício interno de aprendizado e questionamento sobre os limites da IA em compreender a textura da pele, capturar a emoção e traduzir uma imagem de campanha, utilizando a tecnologia para ampliar a representação da beleza em todas as suas formas. A ação representa um investimento equivalente ao de uma campanha tradicional, e toda a equipe de profissionais da Simple Organic participou desse projeto inovador, que teve duração aproximada de duas semanas. Durante esse período, foram realizados ajustes nas imagens geradas pela IA, buscando trazer as características que refletem a diversidade e a beleza imperfeita do ser humano e redefinindo o conceito de beleza na sociedade, mostrando que a beleza não tem um único padrão ou molde.
Patrícia Lima ainda complementa que “ao longo da produção da campanha, encontramos vários desafios na replicação de características reais de pele e corpo devido aos vieses presentes nos modelos de geração de imagens de inteligência artificial. Esses modelos muitas vezes são treinados com conjuntos de dados limitados, que não refletem a vasta diversidade de corpos e tons de pele existentes no mundo real.”
Como uma marca comprometida com a sustentabilidade, a Simple reconhece a importância da tecnologia como uma aliada para o desenvolvimento de práticas sustentáveis. Embora ainda seja possível realizar ações sustentáveis sem o uso da tecnologia, é evidente que a tecnologia tem caminhado lado a lado com a sustentabilidade, possibilitando avanços em termos de alcance e matéria-prima. “Usamos a tecnologia para desafiar e mudar as percepções tradicionais de beleza. Acreditamos que, ao fazer isso, podemos promover uma maior aceitação e apreciação da diversidade da beleza humana.”, completa Patrícia.