Ex-prefeito de Nova Trento tem nome eternizado em avenida de Porto Belo
O ex-prefeito de Nova Trento e empresário Santino Ludovino Voltolini, falecido em novembro de 2019, virou nome de avenida do balneário Perequê. A homenagem foi feita pelo vereador Joel Orlando Lucinda (MDB), que apresentou na Câmara dois projetos de lei: um deles alterando uma lei municipal de 1979, que deu nome à avenida Colombo Machado Salles, e outro instituindo a nova nomenclatura a um trecho da mesma avenida.
A Colombo Salles é uma das transversais que ligam a avenida Atílio Fontana, na orla da praia do Perequê, à avenida Governador Celso Ramos, que dá acesso direto à BR-101. No caminho, ela cruza a avenida Hironido Conceição dos Santos, que liga o Perequê à Meia Praia. Com os dois projetos aprovados pelo Legislativo na última semana, o trecho entre a Hironido Conceição e a Celso Ramos (atualmente em processo de revitalização) segue tendo o nome original. Já parte entre a Hironido e a Atílio Fontana (sem pavimentação) passa a ter o nome de Santino Voltolini.
“Ele foi um dos primeiros empresários do município e fez uma série de loteamentos no Perequê, tendo contribuído bastante com a cidade”, informa Joel. O vereador explica que existe um projeto de construção de uma rotatória ou instalação de um semáforo no cruzamento entre a Colombo Salles e a Hironido Conceição e que aproveitou o fato de não haver moradores no trecho que segue dali em direção à praia para promover a mudança de logradouro.
Vereador eleito em 1962 e prefeito de 1970 a 1973 e de 1977 a 1983, Santino radicou-se em Porto Belo ao fim desse último período à frente do Executivo neotrentino, estabelecendo-se como empresário do setor imobiliário. Ele morreu na madrugada de 22 de novembro, aos 79 anos de idade, vítima de câncer.