O ex-prefeito de Nova Trento e empresário Santino Ludovino Voltolini, falecido em novembro de 2019, virou nome de avenida do balneário Perequê. A homenagem foi feita pelo vereador Joel Orlando Lucinda (MDB), que apresentou na Câmara dois projetos de lei: um deles alterando uma lei municipal de 1979, que deu nome à avenida Colombo Machado Salles, e outro instituindo a nova nomenclatura a um trecho da mesma avenida.

A Colombo Salles é uma das transversais que ligam a avenida Atílio Fontana, na orla da praia do Perequê, à avenida Governador Celso Ramos, que dá acesso direto à BR-101. No caminho, ela cruza a avenida Hironido Conceição dos Santos, que liga o Perequê à Meia Praia. Com os dois projetos aprovados pelo Legislativo na última semana, o trecho entre a Hironido Conceição e a Celso Ramos (atualmente em processo de revitalização) segue tendo o nome original. Já parte entre a Hironido e a Atílio Fontana (sem pavimentação) passa a ter o nome de Santino Voltolini.

O ex-prefeito de Nova Trento, Santino Ludovino Voltolini, falecido em novembro de 2019, virou nome de avenida do Balneário Perequê, em Porto Belo. Fotos Divulgação

“Ele foi um dos primeiros empresários do município e fez uma série de loteamentos no Perequê, tendo contribuído bastante com a cidade”, informa Joel. O vereador explica que existe um projeto de construção de uma rotatória ou instalação de um semáforo no cruzamento entre a Colombo Salles e a Hironido Conceição e que aproveitou o fato de não haver moradores no trecho que segue dali em direção à praia para promover a mudança de logradouro.

Vereador eleito em 1962 e prefeito de 1970 a 1973 e de 1977 a 1983, Santino radicou-se em Porto Belo ao fim desse último período à frente do Executivo neotrentino, estabelecendo-se como empresário do setor imobiliário. Ele morreu na madrugada de 22 de novembro, aos 79 anos de idade, vítima de câncer.