O leilão dos bens da massa falida da Somelos teve uma solução, após sucessivas negociações desde 2017. Empresários como Newton Patrício Crespi e uma indústria gaúcha de máquinas agrícolas já participaram das negociações iniciais, que não evoluíram pelo conselho administrativo da Somelos.
A Belgorod Administradora de Bens, do grupo carioca South, teve a proposta estimada em R$9.250.000 homologada no dia 8 de julho pela juíza Clarice Ana Lanzarini, da Vara Comercial de Brusque. O pagamento já foi feito à vista no último dia 11, e a Belgord Administradora de Bens, junto de seu advogado Hamilton Bohn, aguardam agora o prazo de impugnação.
A negociação foi intermediada por dois empresários brusquenses do setor têxtil, Evandro Appel e Graciliano Tavares, que indicaram o imóvel e já tratavam de outros negócios com o grupo South, que possui fornecedores instalados em Brusque, entre beneficiadoras de tecido e tinturarias.
Os dois brusquenses também são amigos pessoais do empresário Jorge Almeida, presidente do grupo South. A intenção de Almeida é criar um cendro de distribuição da South em Brusque, e estima contratar 500 pessoas até dezembro de 2020. No Rio de Janeiro, o grupo South tem 3 mil funcionários e um pátio fabril de 20 mil m2.