André Vechi e Deco Batisti tomam posse como prefeito e vice-prefeito de Brusque
Evento aconteceu na Câmara de Vereadores
Evento aconteceu na Câmara de Vereadores
André Vechi (DC) e André Batisti, o Deco (PL), vencedores da eleição suplementar do dia 3 de setembro, tomaram posse como prefeito e vice-prefeito de Brusque nesta segunda-feira, 25, em evento realizado na Câmara de Vereadores.
A posse foi restrita aos eleitos e seus convidados, entidades representativas do município, servidores da casa legislativa e imprensa. Vechi e Deco foram eleitos na eleição suplementar do último dia 3 com 27.183 votos, 40,54% do total. O mandato vai até 31 de dezembro de 2024. Eles substituem Ari Vequi (MDB) e Gilmar Doerner (sem partido), que tiveram seus mandatos cassados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por abuso de poder econômico durante a campanha para a eleição de 2020.
O prefeito e vice-prefeito eleitos fizeram um juramento e, na sequência, Vechi, que era presidente da Câmara e assumiu a prefeitura interinamente após a cassação de Ari, discursou agradecendo à população pela confiança, aos presidentes de partidos que compuseram a sua chapa pelo apoio e a Deus pela oportunidade de disputar a prefeitura. Ele se emocionou logo no início da fala, quando se direcionou aos seus familiares, que estavam presentes no evento.
Vechi ainda parabenizou o vereador Alessandro Simas (PP), segundo colocado na disputa, pela campanha e William Molina (MDB), que foi o candidato apoiador pelo ex-prefeito Ari Vequi e ficou na quarta e última posição, por ter feito “o que estava a seu alcance”. Em relação a Paulo Eccel (PT), ele disse que não cumprimentaria o candidato que, segundo ele, “não respeita a democracia”, em alusão à ação movida que pedia a suspensão da diplomação da chapa Vechi-Deco.
Ele também destacou a importância das pessoas que o apoiaram não só na campanha, mas em sua trajetória de vida. “Sou muito grato por todos que estiveram ao meu lado, amigos, familiares e colegas da política. Sonhar grande e sonhar pequeno dá o mesmo trabalho. Quando você tem fé e está cercado de pessoas que te levam para frente, nada é impossível. Contem comigo e com o Deco. Daremos o melhor possível para dar orgulho a cada cidadão brusquense”.
André Vechi é natural de Brusque, tem 34 anos e cresceu no bairro Limeira. É casado com Leticia dos Santos Vechi, não tem filhos e atualmente reside no bairro Souza Cruz.
Tem licenciatura em Educação Física pela Ufsc, bacharelado em Administração Pública pela Udesc, MBA em Comunicação Eleitoral e Marketing Político pela Estácio e é mestrando em Administração Pública pela Udesc.
Foi professor no Instituto Estadual de Educação entre 2009 e 2011. Foi estagiário na prefeitura municipal de Balneário Camboriú. Após alguns meses, foi convidado pelo prefeito de Blumenau na época, Napoleão Bernardes, para ocupar o cargo de gerente de Programas e Projetos de Governo, posição que ocupou entre 2015 e 2018.
André trabalhou na Prefeitura de Brusque entre 2018 e 2021. Foi coordenador, assessor técnico de Gestão de Projetos e Planejamento Governamental, diretor de Governo e Gestão Estratégica, secretário municipal de Governo e Gestão Estratégica e diretor-geral de Governo e Gestão Estratégica.
Foi eleito vereador em 2020, presidente da Câmara em 2022 e assumiu a prefeitura de Brusque de forma interina em 2023, antes de ser eleito.
Deco Batisti também é natural de Brusque, nasceu no dia 21 de outubro de 1980, de 42 anos, cresceu no bairro Centro II, sempre residiu em Brusque, casado, sem filhos, e atualmente residente no Bairro Souza Cruz.
É voluntário no Conselho Municipal de Saúde (Comusa) desde 2010, indicado pela UBAM e Igreja Católica. Presidente da associação de moradores. Músico e voluntário católico desde 1992.
Formado em Administração na turma de 2005 pela Unifebe. Especialista em gestão financeira e fluxo de caixa pela FGV.
Aos 11 anos, começou a trabalhar com seu pai numa pequena revenda de produtos agropecuários da família. Aos 14, foi estagiário em uma metalúrgica. Em 2008, abriu seu primeiro empreendimento no ramo têxtil. Desde 2011 tem uma sociedade em uma revenda de carros, bem como em uma financeira.
Nas eleições municipais de 2020, foi eleito vereador de Brusque pelo PL com 963 votos, representando 1,57% dos votos válidos.
Décadas atrás, só o dialeto bergamasco era falado em Botuverá: “Nem sabíamos o que era o português”: