Apae de Brusque adquire novo equipamento para teste da orelhinha

Aparelho foi adquirido com recursos repassados pela Vara Criminal da Comarca de Brusque

Apae de Brusque adquire novo equipamento para teste da orelhinha

Aparelho foi adquirido com recursos repassados pela Vara Criminal da Comarca de Brusque

A Apae de Brusque adquiriu um novo aparelho para a realização dos testes da orelhinha. A clínica Uni Duni Tê passou a utilizar o equipamento recentemente.

Novo equipamento para a realização do teste da orelhinha garante maior precisão no exame | Foto: Apae/Divulgação

A diretora executiva da Apae de Brusque, Rosecler Ceratti Foletto explica que o aparelho utilizado anteriormente, deixou de ser fabricado e diante da preocupação de o equipamento vir a precisar de alguma manutenção ou troca de peça, e não haver mais conserto, foi solicitado à Vara Criminal, recursos para a compra de um novo aparelho. “Encaminhamos um projeto ao Fórum e fomos contemplados com o recurso de R$ 39.500,00 para a aquisição do novo equipamento”, declara Rose.

Um dos grandes diferenciais observados pela fonoaudióloga da Apae de Brusque, Nathaly Thalita Soares, é a precisão durante o exame. “Esse equipamento dá maior segurança ao profissional, pois ele avisa se foi possível realizar o teste com eficácia ou não. O equipamento aponta possíveis interferências que impedem a continuidade do exame, evitando que sejam encaminhadas crianças desnecessariamente para investigação diagnóstica. Lembrando que crianças que apresentam falha na triagem são encaminhadas para o Centro de Referência Auditiva em Florianópolis”, detalha Nathaly.

A coordenadora da clínica Uni Duni Tê, Valdete Battisti Archer, salienta o compromisso da entidade em oferecer à comunidade serviços de qualidade que visam a prevenção de doenças, diagnóstico e desenvolvimento infantil de crianças, desde o nascimento, até os cinco anos e onze meses, de forma gratuita. “No caso do Teste da Orelhinha, são realizados em média, 170 atendimentos por mês. Vale observar, que o equipamento antigo fazia os mesmos testes que o novo faz, porém ele já tinha oito anos de uso e a substituição por um novo, proporciona mais tecnologia, agilidade e segurança”, descreve Valdete.

O teste da orelhinha

O exame deve ser feito por todos os bebês nos primeiros dias de vida, para identificar problemas auditivos.

É realizado de forma gratuita pela clínica Uni Duni Tê em todas as crianças recém-nascidas que residem nos municípios de Brusque, Guabiruba e Botuverá, em parceria com a Secretaria de Saúde.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo