Defesa Civil registra 16 ocorrências devido as chuvas nas últimas 24 horas, em Brusque

Previsão é que a chuva continue nesta segunda-feira

Defesa Civil registra 16 ocorrências devido as chuvas nas últimas 24 horas, em Brusque

Previsão é que a chuva continue nesta segunda-feira

A Defesa Civil de Brusque fez um balanço das ocorrências relacionadas às chuvas no início da tarde desta segunda-feira, 18.

De acordo com o diretor do órgão, Carlos Alexandre Reis, nas últimas 24 horas, Brusque teve 10 deslizamentos, uma queda de árvore e cinco pontos de alagamentos mais críticos.

As ocorrências mais graves, segundo Reis, foram no Poço Fundo, onde um deslizamento afetou a garagem de uma residência, deixando prejuízos materiais; no Nova Brasília, onde houve um deslizamento considerado complicado nos fundos de uma empresa e que o órgão está monitorando, já que se voltar a chover corre o risco de mais deslizamentos no local.

Entretanto, o caso mais grave aconteceu no bairro Limeira Alta, em que o deslizamento de uma terraplanagem irregular obstruiu a via. “Se tivesse um carro transitando no local, poderia ter trazido a óbito devido ao deslizamento de uma ribanceira na lateral da via”, diz Reis.

De acordo com ele, a Defesa Civil já está atuando junto ao Ibplan e a Fundema para resolver a situação.

O diretor do órgão afirma que o bairro Limeira Alta registrou o maior acúmulo de chuvas nas últimas 24 horas. “Choveu aproximadamente dois terços do que era esperado para o mês de fevereiro para a região”.

Carlos Alexandre Reis também desmentiu os boatos de que pode haver uma enchente em Brusque se continuar a chover.

“As chuvas estão vindo do litoral, esse é um dos motivos pelo qual a cabeceira do rio Itajaí-Mirim não está tendo um acúmulo de água para uma enchente. Já recebemos diversas fake news dizendo que o rio ia sair da calha, mas não vai. As chuvas em Botuverá e Vidal Ramos estão bem menores que em Brusque”.

No início da manhã, a Defesa Civil de Santa Catarina emitiu comunicado que pode haver chuva contínua nesta segunda-feira.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio