Apagão nacional de energia elétrica afeta cidades de Santa Catarina

Várias unidades de Brusque também ficaram sem energia

Apagão nacional de energia elétrica afeta cidades de Santa Catarina

Várias unidades de Brusque também ficaram sem energia

Um apagão a nível nacional registrado na manhã desta terça-feira, 15, deixou várias unidades sem energia elétrica em todo o estado de Santa Catarina e por várias regiões do Brasil. Unidades de Brusque também ficaram comprometidas.

Em Itajaí, mais de 50 mil unidades ficaram sem energia elétrica. Em Blumenau, cerca de 70 mil. Outros municípios catarinenses, principalmente do Oeste, tiveram mais de 50% de suas unidades comprometidas.

Na cidade de São Paulo e Belo Horizonte, linhas de metrôs pararam devido a falta de energia. No Distrito Federal também foi informada falta de energia.
Segundo o portal g1, ao menos 18 estados também reportaram falta de energia em suas regiões.

Ainda não se sabe o que motivou a queda geral de energia. o Operador Nacional do Sistema Elétrico apura o caso. Foi informado pela entidade que a ocorrência aconteceu após abertura da interligação Norte/Sudeste.

Ainda não há previsão para o restabelecimento total de todas as unidades.

Celesc

Em nota, a Celesc informou que por volta das 8h30 uma ocorrência no Sistema Interligado Nacional provocou a atuação do ERAC interrompendo o fornecimento de energia em Unidades Consumidoras no estado.

O ERAC significa Esquema Regional de Alívio de Carga, é um sistema nacional especial de proteção específico que atua para manter o equilíbrio entre geração e consumo de energia.

A Celesc destacou ainda que que trata-se de um problema relacionado ao sistema nacional interligado e não está ligado à rede de distribuição da Celesc.

O fornecimento de energia está sendo restabelecido e é coordenado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico, responsável pela coordenação do Sistema Interligado Nacional (SIN).
Ainda não há informações oficiais da causa que levou atuação do ERAC.

Ministério da Energia

O Ministério de Minas e Energia (MME), a partir de dados do Operador Nacional do Sistema, informou que mais de 16 mil MW de carga em estados do Norte e Nordeste do Brasil foram interrompidos.

Segundo o Ministério, a interrupção ocorreu devido a abertura, às 8h31, da interligação Norte/Sudeste. As causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas.

A recomposição foi iniciada em todas as regiões e até às 9h16, 6 mil MW já foram recompostos.

O Ministro Alexandre Silveira já determinou a criação de uma sala de situação e acompanha o processo de retomada, bem como determinou a apuração das causas do incidente.


Veja agora mesmo!

Costureiro da República Dominicana conseguiu emprego em Brusque em três dias:


Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo