Apesar da crise, empresas abrem filiais em Brusque
Setores que não sofreram tanto impacto devido à recessão econômica apostam em novas lojas
Setores que não sofreram tanto impacto devido à recessão econômica apostam em novas lojas
Embora a crise econômica seja realidade em muitos setores da economia, alguns negócios seguem apostando na abertura de novas lojas filiadas, ou seja, a expansão de uma marca por meio da aberturas de lojas subordinadas a uma matriz.
Leia também: Após oito meses, buraco na rua Catarina Kormann continua sem solução
Em Brusque, a inauguração do Rosa Mexicano – prevista para o fim de agosto – é um exemplo de que a crise não afetou a intenção de alguns empresários em expandir os seus negócios. Oriundo de Blumenau, o restaurante voltado à gastronomia mexicana será a primeira filial aberta pela marca.
“O Rosa Mexicano já existe há dois anos em Blumenau e decidimos que era a hora de expandir. Como Brusque é uma cidade próxima e tem potencial de consumo, pelo tamanho e pela estrutura e história, nós decidimos investir aqui”, explica o gerente do restaurante em Brusque, Silvio Pedrini.
Segundo ele, o Rosa Mexicano comprou o Cantón, restaurante também voltado à culinária mexicana que funcionava no local em que inaugurará o Rosa. Para Pedrini, investir em uma casa que já estava em funcionamento tende a auxiliar nos negócios.
“Já existe a tradição do local. O Cantón foi uma casa conceituada, uma casa com boa índole e boa história e tudo isso já vai ser aproveitado para a nova marca”, afirma o gerente. “Em relação à crise, eu acredito que as pessoas não abrem mão da gastronomia e de serem bem servidas. A crise realmente existe, houve retração, mas isso não atinge todos os setores da mesma forma”, completa.
A loja Rogério Calçados também investiu na abertura de uma filial no município mesmo com a crise batendo à porta. A marca de São Paulo mantém dez lojas no interior do estado, além da filial em Brusque – inaugurada em dezembro do ano passado.
“Meu pai decidiu abrir aqui porque ele faz compras aqui há muito tempo e ele achou um ponto muito bom. A loja está nos surpreendo, a cada dia vem novos clientes e as vendas estão boas”, afirma o gerente Guilherme Nastri de Oliveira.
Polos e franquias
Mesmo que tenha inaugurado um polo em Brusque há cerca de dois anos, a Universidade Paulista (Unip) resolveu apostar com mais ênfase na publicidade para atrair novos estudantes nos últimos seis meses.
Para a coordenadora do polo de Brusque, Karina Ristow Kohler, em tempos de crise, as pessoas buscam qualificações devido à concorrência na busca por emprego. Como o ensino à distância é mais em conta financeiramente do que o ensino presencial, ela acredita que a Unip acertou em apostar em Brusque e tende a crescer cada vez mais.
“Justamente quando a crise aperta e há menos opções de trabalho, as pessoas vão atrás de qualificação para ter mais chances, até mesmo quem já está no emprego não pode se acomodar. E o ensino à distância é uma realidade cada vez mais forte não só pelo preço mas pela facilidade que ele dá para o estudante”, argumenta.