Após longa espera, Cras do Lageado Baixo em Guabiruba é ocupado

Obra foi finalizada quase três anos após a assinatura da ordem de serviço

Após longa espera, Cras do Lageado Baixo em Guabiruba é ocupado

Obra foi finalizada quase três anos após a assinatura da ordem de serviço

A demora do governo do estado em inaugurar o novo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Lageado Baixo fez a prefeitura tomar a atitude de se mudar antes mesmo da entrega oficial. Lentidão não é novidade neste caso, pois a obra durou quase três anos, devido a vários problemas burocráticos e financeiros.

A partir desta semana, a Secretaria de Assistência Social fará a transição da atual estrutura, no Guabiruba Sul, para o novo espaço, no Lageado Baixo. A mudança é feita antecipadamente porque a prefeitura precisa desocupar o imóvel alugado.

A construção está pronta desde meados de fevereiro, mas a Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST) não sinalizou quando ocorrerá a inauguração oficial. Esse seria o momento ideal para a transferência do Guabiruba Sul para o Lageado Baixo.

“Entrei em contato direto com o secretário do Estado, porque se não têm agenda para inaugurar, vamos ter que entrar, porque só estou dependendo disso. O local já está pronto, todo mobiliado”, diz a secretária de Assistência Social de Guabiruba, Neide Hort.

Os funcionários já começaram a mudança do Cras da Guabiruba Sul para o do Lageado Baixo na última sexta-feira, 17. Mas choveu e isso prejudicou o processo, que deve continuar ao longo dessa semana. Faltam ser acertados alguns detalhes, como telefone, que ainda não foi instalado.

“Entregaram a obra no final do ano, mas com muitos detalhes a resolver”, diz a secretária. A obra foi “terminada” em 2016, contudo, houve vários problemas. Por exemplo, a fiação foi molhada quando o ar-condicionado foi instalado.

“Já foi consertado tudo isso, os disjuntores úmidos foram trocados, e os fios, também”, afirma Neide. O imóvel foi mobiliado no início do ano, e ficou habitável em meados de fevereiro. Desde então, estava fechado.

“Estamos com esse espaço há quanto tempo? Além disso, se não estamos usando, vêm os baderneiros. Tem que marcar território, porque ele está bem cuidado agora”, afirma a secretária de Assistência Social.

Neide afirma que ainda é possível fazer a inauguração, que deve seguir um cronograma do governo do estado. A reportagem também entrou em contato com a SST e com a Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Brusque, porém, foi informada de que o calendário de inaugurações não está pronto.

Novela
A inauguração do Cras do Lageado Baixo marca o fim de uma longa novela. A ordem de serviço para a construção do espaço foi assinada em 26 de março de 2014, com o valor de R$ 390 mil. Porém, houve problemas entre a empresa licitada e a secretaria de Estado e a obra foi parada.

Em março de 2015, a obra foi retomada depois da assinatura de um termo aditivo. A promessa era que o espaço ficaria pronto até o fim daquele ano. Entretanto, a edificação só ficou completamente pronta dois anos depois.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio