Criação de fundo municipal para a Polícia Civil é discutida em Guabiruba

Ofício foi entregue pelo presidente da Acibr e diretor executivo na quinta-feira

Criação de fundo municipal para a Polícia Civil é discutida em Guabiruba

Ofício foi entregue pelo presidente da Acibr e diretor executivo na quinta-feira

A proposta de criação de um fundo municipal para a Polícia Civil foi encaminhada ao prefeito de Guabiruba, Matias Kohler, pelo presidente da Acibr, Halisson Habitzreuter e o diretor executivo, Candido Godoy. O ofício foi entregue na tarde de quinta-feira, 16. O mesmo documento foi levado ao prefeito de Brusque, Jonas Paegle e vice-prefeito, Ari Vequi, na terça-feira, 14, e contou com a presença também do presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Michel Belli.

Conforme o texto, o fundo contaria com a destinação mensal de 2% do valor que retorna ao município através do repasse das taxas do Departamento de Trânsito Estadual (Detran-SC), relativas ao Imposto de Propriedade de Veículo Automotor (IPVA), dos veículos registrados em cada município, para a Polícia Civil local.

Habitzreuter esclarece que ninguém pagará nada a mais por conta do fundo para a polícia, pois o recurso já vem do Governo do Estado para as prefeituras e parte dele seria destinado à Polícia Civil. “É apenas um repasse e esperamos que isso possa ocorrer em breve, que esse projeto seja encaminhado à Câmara de Vereadores e tenha o respaldo necessário. Esta é uma campanha que a Acibr já tinha se comprometido, em defender a Segurança Pública como um todo, área que conta com uma grande contribuição da Polícia Civil”, diz.

O presidente da Acibr ressalta que a entidade tem o compromisso tanto com a Polícia Civil, como Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Os dois últimos, inclusive, já possuem os fundos municipais, sendo o Fundo Municipal de Melhoramento da Polícia Militar (Fummpom) e Fundo Municipal de Reaparelhamento do Corpo de Bombeiros (Fumrebom). “Como sempre, o prefeito Matias nos recebeu bem, se mostrou solícito à proposta e vai fazer o encaminhamento e a discussão com a Câmara de Vereadores da cidade, que também é bastante produtiva e sensível às questões relacionadas à segurança pública”, avaliou.

O prefeito de Guabiruba, Matias Kohler, ressaltou o compromisso da Acibr e a permanente preocupação com a coletividade. “Lógico que, por outro lado, para nós, da administração pública, também há a preocupação com os recursos e essa diluição em diferentes aplicações. Isto demonstra que o Estado está se omitindo cada vez mais e empurrando as necessidades para os municípios, porque as pessoas se unem e se sensibilizam por quem está mais próximo”, comenta.

Kohler diz que sabe que a Polícia Civil precisa de recursos e de uma estrutura mínima para o funcionamento. Mas, acredita que com o repasse, faltará dinheiro para destinar à outra área. “Só que não podemos ser omissos e vamos discutir com a Câmara uma forma de encontrar um denominador comum para atender a todos”, garante o prefeito.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio