Após participar do SPFW, jovem que sonhava ser estilista faz curso em Brusque
Oportunidade surgiu após proprietária do Istituto di Moda Burgo Brasil conhecer a história de Rafael Bueno
Oportunidade surgiu após proprietária do Istituto di Moda Burgo Brasil conhecer a história de Rafael Bueno
Após ter sua história de vida divulgada no programa Caldeirão do Huck, da Globo, Rafael Bueno, de 17 anos, natural de Joinville, está morando em Brusque e cursando Gran Estilismo no Istituto di Moda Burgo Brasil (IMB). A oportunidade surgiu após a proprietária da escola, Daniela Colzani, assistir ao desfile dele durante o São Paulo Fashion Week (SPFW). Quando viu o que ele era capaz de fazer, chamou o jovem para conversar e ingressar na escola.
Bueno conta que chegou a cogitar o curso, mas como na época morava em Araquari, próximo a Joinville, ficaria inviável para ele ir e vir todos os dias. Certo tempo depois, a proprietária da escola entrou em contato e o chamou para fazer um teste de dois dias.
Veja também:
Criação de Guarda Municipal em Brusque divide opiniões
Prevista para dezembro de 2018, conclusão da obra do Centro de Inovação tem novo prazo
Réplica de escultura polaco-brasileira será exposta em Brusque
Antes de terminar o prazo, Daniela já sabia que o adolescente teria uma vaga no Istituto. “Em um dia e meio eu tinha certeza de que iria trazer o Rafael para Brusque”.
Após a proposta, Bueno afirma que a mãe ficou pensativa quanto a mudança, mas depois de ter uma boa conversa com o filho, ambos chegaram à conclusão de que essa era a melhor escolha para carreira dele.
Eles chegaram em Brusque no dia 18 de março e, logo em seguida, Bueno já iniciou os estudos no IMB. “É uma reviravolta muito grande na vida, até agora não me acostumei, mas estamos no processo. A oportunidade que eu esperava chegou”.
O curso
Bueno faz o curso de Gran Estilismo forma estilistas capacitados para trabalharem em todas as áreas do estilismo como desenvolver coleções, ilustrações, sketches (esboços), modelagem e confecção manual e digital. O curso tem duração de dois anos e oito meses e apesar de iniciar no Brasil, é finalizado em Milão. O investimento do curso é de R$ 70 mil, mas Rafael ganhou uma bolsa para estudar no IMB.
Além de aprender, ele também trabalha no período da tarde no próprio istituto. A rotina de Rafael começa cedo. Pela manhã ele estuda no colégio, pois ainda está no ensino médio. À tarde, ele começa a trabalhar no IMB às 13h30 e à noite faz o curso, que acaba após as 21h30. As aulas acontecem de segunda-feira a sábado.
A própria empresária diz que adotou a família toda, pois além de Rafael, a mãe e a irmã também estão morando com ele em Brusque em um apartamento alugado por Daniela. Segundo ela, a família é muito simples e ela percebeu que com a mudança eles tiveram um choque.
Para Daniela, Bueno é uma figura promissora para o ramo da moda. “Para eu fazer um investimento tão alto, realmente o Rafael tem algo diferente. Ele tem uma história linda e além da simplicidade ele tem um bom gosto, um feeling e uma intuição para moda. São poucas as pessoas que você encontra no mercado pré preparadas. Ele é iluminado, ele tem algo a mais”.
A moda
Rafael sempre demonstrou interesse pelas áreas que envolvem a estética como a moda, design de interiores e maquiagem. Ele recorda que começou a fazer artesanato com 7 anos quando via programas sobre o assunto.
Quando estava com 12 anos, depois de assistir um vídeo sobre artesanato no Youtube, a plataforma lhe sugeriu um no qual uma costureira ensinava a fazer um vestido. A partir disso ele decidiu tentar produzir as próprias peças e começou a assistir mais vídeos sobre modelagem, corte e costura.
”A possibilidade de criar moda me chamou muito mais a atenção do que seguir moda. A partir disso comecei a estudar pelo próprio youtube. Aprendi modelagem, corte e costura pela internet”.
Neste curto período de curso, Bueno já nota diferença na produção própria, especialmente nos desenhos. “Nunca foi uma coisa que eu me aprofundei, sou uma pessoa mais criativa no fazer, não sou de desenhar. Se eu tenho uma ideia, eu rascunho rapidinho e já parto para a modelagem, corte e costura”, afirma.
Com as aulas ele descobriu que por meio dos desenhos é possível prevenir erros e não gastar material e tempo na produção.
Para ele, a oportunidade de estudar no Istituto é uma chance de crescimento, além de poder ampliar seu conhecimento profissional. Ele afirma que sempre sonhou em estudar moda e mesmo a família não tendo condições para pagar os estudos, ele acreditava que um dia teria o sonho realizado.
SPFW
Bueno garante que desfilar as peças que confeccionou na Semana de Moda mais importante do país foi uma sensação indescritível. “Era um sonho e eu acreditava que chegaria lá, mas foi tão rápido que achava que estava sonhando”.
Ele desfilou 12 peças na ocasião, mas ao todo foram compostos 10 looks. O desfile ocorreu no dia 25 de outubro de 2018, durante a 46ª edição do SPFW.
Para ele, a divulgação da sua história em rede nacional, proporcionou a abertura dessas portas e a possibilidade de ter contato com pessoas da área e com o IMB.
Próximos passos
Em julho, Rafael desfilará uma coleção de seis peças durante o MGT – O Encontro, onde são revelados os maiores talentos do mundo, que acontece em Brasília. O grupo MGT (Marcelo Germano Talents), organizador do evento, procurou Daniela e ofereceu a oportunidade para ela falar sobre o pupilo. Além disso, Rafael mostrará seu trabalho aos participantes.
Veja também:
Criação de zona urbana na Cristalina é adiada até a revisão do Plano Diretor de Brusque
Procurando imóveis? Encontre milhares de opções em Brusque e região
Polícia descobre quadrilha envolvida em desmanche de carros em Pomerode
Como não tinha nada pronto, Rafael está desenvolvendo uma pequena coleção durante as tardes no próprio Istituto. “Estamos firmes fazendo tudo e esperamos que ainda dê tempo para fazer o editorial. É um tempo curto e as peças são bem trabalhadas. Está sendo uma correria”.
Além disso, uma das peças de Bueno será desfilada em junho durante um evento em Milão, conforme Daniela. Sobre o futuro, ele garante que têm algumas metas, mas que ainda não estão completamente traçadas. “Eu sei onde quero chegar, mas não descobri o caminho ainda”, finaliza.