Após polêmica, Dejair Machado reativa comissão do meio ambiente no Samae de Brusque

Roberto Bolognini havia extinto o grupo sob alegação de alto custo, mas substituto o recriou

Após polêmica, Dejair Machado reativa comissão do meio ambiente no Samae de Brusque

Roberto Bolognini havia extinto o grupo sob alegação de alto custo, mas substituto o recriou

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) voltou a ter uma comissão voltada à área educativa sobre o meio ambiente. A Comissão Gestora do Meio Ambiente (Cogemas) havia sido extinta em maio do ano passado pelo diretor-presidente Roberto Bolognini, o Betinho, mas uma similar foi recriada recentemente pelo seu interino Dejair Machado.

Machado, originalmente diretor-geral, assumiu o comando da autarquia enquanto Bolognini está de férias. Neste período como diretor-presidente, assinou a criação da Comissão de Meio Ambiente.

Veja também:
Chega ao fim a recuperação judicial da Companhia Industrial Schlösser

Um mês após inauguração, Imigrantes Hospital quase dobra número de atendimentos

Contribuintes de Brusque são resistentes a colaborar com Fundo para a Infância e Adolescência

 

É o novo nome da antiga Cogemas, tirada de ação por Bologini sob alegação de que não havia verba para pagar os adicionais. “A comissão foi desativada porque outros administradores não acharam importante”, diz Machado.

Questionado se o titular do cargo tem conhecimento da sua ação, ele afirma que sua ação não foi isolada.“Ele [Bolognini] me deu total liberdade”, garante o diretor-presidente interino.

Machado destaca que concorda com a extinção de outras comissões, mas esta, pontualmente, ele vê como fundamental. Segundo ele, Bolognini tem conhecimento da volta de uma comissão focada no meio ambiente, assim como a prefeitura.

“Não é algo que eu fiz, vem se trabalhando há um tempo. Eu vim para somar, não vim para o Samae pelo salário”, diz Machado.

A criação da Comissão do Meio Ambiente surgiu também de uma orientação da prefeitura. Machado explica que existe, na legislação vigente, a obrigação de que o Samae tenha ações de preservação ao meio ambiente e educativas.

Veja também:
Conheça Antônio Cervi, contador que fundou quatro entidades de classe em Brusque

Procurando imóveis? Encontre milhares de opções em Brusque e região

Conheça as candidatas finalistas do concurso Rainha da Oktoberfest

Com a desativação da Cogemas, essa área estava descoberta, segundo o diretor. “Essa comissão é importantíssima, porque temos que desenvolver ações deste tipo”, afirma.

Com base nesta lei e na orientação do Executivo, o Samae recriou a comissão. Machado diz que a intenção é realizar diversas ações com a comunidade.

A primeira delas aconteceu na semana passada, com a retirada de lixo no ribeirão de Águas Claras. Machado diz que muita gente não tem consciência do que é a água e da importância da preservação ambiental, por isso ele recriou a comissão.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo