Após tombamento de carreta na rua São Leopoldo, moradores cobram melhorias

Veículo tombou ontem pela manhã em buraco aberto para implantação de galerias do PAC

Após tombamento de carreta na rua São Leopoldo, moradores cobram melhorias

Veículo tombou ontem pela manhã em buraco aberto para implantação de galerias do PAC

Segundo moradores, é comum a passagem de caminhões de grande porte na rua São Leopoldo / Foto: Juliana Eichwald
Segundo moradores, é comum a passagem de caminhões de grande porte na rua São Leopoldo / Foto: Juliana Eichwald

Ontem pela manhã, uma carreta que transportava 700 caixas de fios têxteis tombou em um dos trechos de obras do PAC Macrodrenagem na rua São Leopoldo, bairro São Pedro. Embora ninguém tenha se machucado, o acidente gerou apreensão entre os moradores, que cobram melhorias na sinalização da via.

Segundo o motorista, Heitor Vogelbacher, 44 anos, o veículo desequilibrou no momento em que passava com a traseira próxima a um buraco aberto para a implantação de galerias. Vogelbacher conta que o peso do caminhão fez com que parte da terra desmoronasse, ocasionando o tombamento.

“Eu achei que conseguiria passar. Mas acabou que não deu na parte traseira e virou. Deveria ter uma placa na entrada da rua proibindo a passagem de caminhões acima de dez toneladas. Se tivesse, eu não teria entrado na rua. Teria ido por outro caminho”, diz.

Assim como o motorista, a costureira e moradora da rua, Michele de Mello, também cobra a colocação de placas sinalizadoras na rua. Ela conta que é comum a passagem de caminhões de grande porte que, constantemente, batem no muro de seu ateliê localizado em frente ao local em que a carreta tombou.

“O muro está quebrado de tanto que eles batem na hora de passar por esse buraco. Há três semanas, um carro bateu num dos tubos de concreto que está ali perto. A gente fica com medo por causa das crianças que passam na rua. É perigoso para elas”, diz.

Um comerciante da rua São Leopoldo, que prefere não se identificar, conta que já entrou em contato com a prefeitura para questionar sobre o andamento das obras e sobre a sinalização da via, porém, de acordo com ele, a prefeitura dá respostas vagas e imprecisas.

“Aqui não dá muito acidente, mas dá muita poeira e está faltando sinalização. Passa bastante caminhão, sendo que o certo deveria ser proibido”, diz. “Quanto às cheias, desde a implantação das galerias, parou aqui em frente”, completa.

Sinalização existe

Questionado sobre o tombamento da carreta e sobre a falta de sinalização da via, o secretário de Trânsito e Mobilidade, Bruno Knihs, disse que havia placas proibindo a passagem de caminhões nas duas extremidades da rua São Leopoldo. Entretanto, foram retiradas e atiradas em um matagal.

“A responsabilidade pela sinalização das obras do PAC é das empresas que tocam as obras. Isso estava previsto nas licitações. Na rua São Leopoldo, a Setram contribuiu e colocou sinalizações. Mas o pessoal tirou. Hoje [ontem] nossa equipe foi até lá e encontrou as placas em um matagal e já colocou de volta”, afirmou Knihs.

A bacia

Atualmente, as obras da Bacia São Leopoldo/São Luiz estão em andamento com a pavimentação da rua Daniel Imhof. A reportagem tentou entrar em contato com a Secretaria de Obras para confirmar a data em que as obras serão retomadas na rua São Leopoldo, porém, não obteve retorno até o fechamento desta edição.

• Assista ao vídeo de outro caminhão passando com dificuldade pelo mesmo local do tombamento de segunda-feira, 29:

 

Publicado por Município Dia a Dia em Terça, 1 de março de 2016

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo