Armazenamento de água será ampliado em 66% com novo reservatório

O equipamento está em fase final de testes e deve iniciar o abastecimento de pelo menos sete localidades em agosto

Armazenamento de água será ampliado em 66% com novo reservatório

O equipamento está em fase final de testes e deve iniciar o abastecimento de pelo menos sete localidades em agosto

Está em fase final de testes o novo reservatório do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Brusque. O reservatório, instalado no bairro Nova Brasília, tem capacidade para 2 milhões de litros de água e atenderá a população dos bairros Santa Terezinha, Loteamentos Ema I, II e Zonta, parte da Limeira, Planalto e Nova Brasília.

O reservatório está cheio desde a semana passada e ficará aproximadamente 15 dias com água, conforme instrução do fabricante. Após esse período, o equipamento será esvaziado para higienização e só então poderá iniciar o abastecimento da população. “Finalizamos a montagem do reservatório e agora ele está cheio para testes. Durante este tempo, ele ficará no limite de sua capacidade para ver se há dilatação. A mesma água usada no teste será destinada para a limpeza. Depois, ela será descartada, pois não serve mais para consumo”, destaca o presidente do Samae, Evandro de Farias, o Farinha.

A água que abastecerá o reservatório será captada da estação central de tratamento. De acordo com Farinha, o novo equipamento terá dois principais benefícios. “Quando acontece um problema na rede, não temos uma reserva e as residências ficam sem água instantaneamente. Com o equipamento, agora teremos uma reserva de água para o dia a dia, além de estarmos prevenidos para o aumento da população consumidora”, explica.

O reservatório tem 20 anos de garantia e foi adquirido com recursos próprios do Samae. O equipamento é fabricado com material composto de chapas de aço com pintura de porcelana líquida e fundido no auto forno até 862°C com vidro, formando o Reservatório em Aço Vitrificado. “O reservatório custou aproximadamente R$ 1,3 milhão. Com essa estrutura, aumentamos cerca de 66% de aumento de reservação de água em Brusque, já que passamos de apenas um reservatório de três milhões de litros para dois que dão cinco milhões”, afirma.
Nova estrutura

O novo reservatório do Samae já poderia estar abastecendo a população de Brusque, mas a estrutura foi danificada em dezembro do ano passado, após o forte vendaval que atingiu a região. “A estrutura de concreto ainda não estava pronta, e o reservatório sofreu perda total. Como estava na garantia, a empresa nos ressarciu com peças totalmente novas”, destaca Farinha.
As novas peças começaram a chegar no mês de abril, e a montagem da estrutura foi concluída na semana passada. A previsão do presidente da autarquia para que o reservatório comece a funcionar de fato é até dia 15 de agosto.
Mais investimentos

Esse não deve ser o único reservatório a utilizar essa tecnologia em Brusque. O Samae já iniciou um projeto de reservação de 2 milhões de litros no bairro Águas Claras e outro de cinco milhões de litros que deverá abastecer a área central do município. “Esse projeto já enviamos a Brasília para pedir recursos e a resposta deve nos ser dada no mês de outubro”, adianta Farinha.


Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio