Até o dia 16 de abril, todas as formas de pagamento do Imposto Territorial e Predial Urbano (IPTU) de 2012 arrecadaram R$ 9.041.273 para os cofres da prefeitura de Brusque. De acordo com a Secretaria de Orçamento e Finanças do município, o número é cerca de 6% maior do que o registrado em 2011, no mesmo período.
Destes mais de R$ 9 milhões, R$ 8.473.963 vêm diretamente do imposto, enquanto R$ 567.309 vêm da taxa de manutenção do Fundo Municipal de Reequipamento do Corpo de Bombeiros (Fumrebom), que é recolhido mensalmente, embutido no IPTU.
A arrecadação está dentro das expectativas do poder público, que comemora o crescimento de 8% no número de pagamentos em parcela única e a redução de aproximadamente 7% nos parcelamentos, comparado com 2011.
O secretário de Orçamento e Finanças, José Gustavo Halfpap, estima que 30% dos carnês do IPTU não foram retirados, índice considerado normal e que vem diminuindo a cada ano por causa de políticas que privilegiam a adimplência, como a não correção no valor do IPTU em 2012 e os descontos atrativos.
**Confira a matéria completa, também com informações sobre o Programa Refis e a investigação no setor de tributação da prefeitura, na edição impressa do Jornal Município Dia a Dia de terça-feira, 24 de abril.