Asbru disponibiliza equipe para mediar comunicação entre surdos e médicos, em Brusque

Contato com associação pode ser feito através das redes sociais

Asbru disponibiliza equipe para mediar comunicação entre surdos e médicos, em Brusque

Contato com associação pode ser feito através das redes sociais

A Associação de Surdos de Brusque (Asbru) está disponibilizando equipe para auxiliar e mediar a comunicação de pessoas com deficiência auditiva do município que precisarem de consultas médicas relacionadas à pandemia de coronavírus.

Intérprete da Asbru e professora de Letras/Libras na Uniasselvi, Natália Lucas Dutra Bortoluzzi conta que a iniciativa surgiu por meio de conversas no grupo do Whatsapp, através de Rosana Gomes Jacinto, que também é intérprete e diretora de comunicação e mídia da associação. Toda a ação teve o apoio da Havan.

Natália explica que o auxílio aos surdos é essencial para melhorar a comunicação com os médicos. “Como a gente sabe que a dificuldade de comunicação dos surdos, pode ser que eles busquem atendimento, e não consigam ser claros na explicação”, destaca.

A ideia é de que o surdo entre em contato com a Asbru, verifique a disponibilidade das intérpretes e faça uma chamada de vídeo coletiva, também com o médico, explicando quais sintomas apresenta.

“É para auxiliar, um trabalho voluntário, neste momento acreditamos que vai ser de grande valia. A gente acredita que vai surtir um efeito positivo”

Segundo Natália, o número de surdos em Brusque gira em torno de 105, porém mais de 4 mil têm algum tipo de perda auditiva.

Natália e Rosana são as intérpretes que estão fazendo o atendimento aos surdos. Quem precisar do serviço, pode entrar em contato através do Whatsapp: 47 99909 1710 ou 47 99261 6681, ou pelo Instagram da Asbru (www.instagram.com/Asbru_surdos/).

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo