Assistência Social reabre albergue para moradores de rua na Arena Brusque

Seis profissionais, entre educadores, assistentes sociais e psicólogos, estão envolvidos no atendimento

Assistência Social reabre albergue para moradores de rua na Arena Brusque

Seis profissionais, entre educadores, assistentes sociais e psicólogos, estão envolvidos no atendimento

A Assistência Social de Brusque reabriu nesta segunda-feira, 12, o albergue localizado na Arena Brusque. O objetivo é ofertar para as pessoas em condições de vulnerabilidade social um espaço temporário para que possam se alimentar, cuidar da higiene e passar a noite.

Ministério Público processa prefeitura por falta de atendimento a moradores de rua

Conforme explica o diretor responsável pela Secretaria de Assistência Social de Brusque, Odair Bozio, o local funciona das 19h às 7h da manhã. Após o café da manhã e já de banho tomado, os usuários são orientados pelo Centro de Referência em Assistência Social (Creas) para que possam buscar oportunidades de trabalho durante o dia. “Já tivemos alguns casos muito exitosos de pessoas que foram reinseridas na sociedade por meio desse trabalho”, comenta Bozio.

Abrigo para moradores de rua será transferido para prédio no Centro de Brusque

Segundo ele, seis profissionais, entre educadores, assistentes sociais e psicólogos estão envolvidos diretamente no atendimento aos usuários do serviço. No fim do ano passado, o albergue chegou a ficar zerado, fruto também da migração de usuários para outras cidades.

O tempo de permanência máxima no albergue é de cinco dias, período no qual o Creas trabalha para fazer o reencaminhamento dos usuários às famílias ou para as cidades de origem, dando todo suporte técnico e psicológico para reinserção social. Os usuários que utilizam o serviço são encaminhados ao albergue após abordagens sociais realizadas pelos próprios funcionários do Creas, que posteriormente estabelecem contato com as famílias dos mesmos a fim de resgatar os vínculos sociais.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio