Associação auxilia familiares que cuidam de bebês abandonados pelas mães em Brusque

Ame Social ajuda parentes que assumem a criação dos recém nascidos para evitar a ida ao orfanato

Associação auxilia familiares que cuidam de bebês abandonados pelas mães em Brusque

Ame Social ajuda parentes que assumem a criação dos recém nascidos para evitar a ida ao orfanato

A associação brusquense Ame Social está auxiliando familiares que cuidam de bebês abandonados pelas mães no município, com enxovais, leite e suporte emocional.

De acordo com a presidente da associação, Priscila Zimmermann, neste ano, antes do dia das mães, a associação foi informada de dois casos de abandono, com um mês de diferença entre um e outro.

“Ficamos sabendo dos casos por meio de voluntários. Nós fizemos enxovais para as crianças, e prestamos este suporte para os familiares que assumem para que os bebês não sejam levados para o orfanato”, comenta.

Ela ressalta que o grupo de mães do WhatsApp foi bem atuante em ambos os casos para angariar as doações. Em um dos casos, uma menina foi deixada pela mãe no hospital e uma familiar veio buscar. No outro, um menino, foi deixado com a família, e a tia assumiu.

Mobilização e entrega das doações

A presidente explica que a associação tem muito cuidado nestes casos. “Contatamos um voluntário que faz parte da equipe. Ele vai até o local, conversa e vê qual é a situação. Não fizemos doações ou movimentações para casos em que não há certeza da veracidade”, pontua.

No caso da bebê deixada no hospital, o casal de voluntários Rafael Souza e Drielli Souza, foram visitar a familiar que ficou responsável pela criança, no bairro Paquetá. Eles também fizeram a entrega do enxoval.

“O presente foi nosso. Foi um trabalho grande de Deus em nossa vida. A gente já chorou e agradeceu muito”, destaca o voluntário Rafael.

Segundo informações obtidas pela entidade, a mãe da menina retornou para casa e está tentando assumir a criança, com o apoio da familiar responsável.

No caso do menino, ele foi adotado pela tia, e também contou com as doações entregues pela Ame Social. Como a tia não possuía nada para enxoval, a mobilização do grupo de mães e voluntários reuniu roupas, leite, fraldas e o que fosse necessário para os cuidados do bebê.

“Ela precisava de suporte, pois saiu do trabalho para criar o bebê e atualmente ajuda a entregar lanches no período da noite para complementar a renda”, informa Priscila. Segundo ela, o caso ainda deve ser acompanhado pela associação caso sejam necessárias novas doações.

Como ajudar

A Associação Ame Social é voltada para a valorização da vida através de ações solidárias a crianças, órfãos, idosos ou mulheres em situação de risco.

A entidade divulga as ações nas redes sociais, via Facebook e Instagram. Também estão disponíveis os contatos para doações.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo