Atletas da Abain representam Brusque em competição estadual de natação

Competição acontece neste fim de semana, em Palhoça

Atletas da Abain representam Brusque em competição estadual de natação

Competição acontece neste fim de semana, em Palhoça

Palhoça vai receber uma importante competição estadual da natação de base. Cerca de 350 atletas de 18 equipes diferentes participarão do 3ª Festival Mirim Petiz de 2016. A Abain/Extreme Academia representará a cidade de Brusque no torneio, que acontece neste fim de semana.

O festival reúne cinco categorias diferentes: pré-mirim (8 anos), mirim 1 (9), mirim 2 (10), petiz 1 (11) e petiz 2 (12). A Abain/Extreme disputará o torneio com 18 crianças, 14 meninos e quatro meninas. As provas acontecerão na piscina olímpica da Unisul, durante a manhã e a tarde de sábado, 20, e a manhã de domingo, 21.

O Festival Mirim Petiz acontece quatro vezes ao ano, e este será o terceiro de 2016. “Conquistamos uma média de 15 medalhas em cada um dos anteriores”, conta o técnico das categorias mirim e petiz da Abain/Extreme, André Marinho, o Deco. Nas duas primeiras edições a equipe levou 11 atletas e agora terá 18. “Desta vez a expectativa é de conseguir umas 20 medalhas”, avalia o treinador.

Existem quatro estilos de natação: livre (crawl), peito, costas e borboleta. O medley reúne todos. As provas são disputadas em distâncias que variam de 50 a 400 metros. As crianças de oito a 12 anos acabam disputando todas as possibilidades. “Nesta idade ainda estão muito novas e trabalhamos todos os estilos para saber em qual irão se adaptar melhor. Quando mais velhas, direcionamos o treinamento de acordo com o desempenho apresentado em cada prova”, explica Deco.

Além das conquistas nos festivais anteriores, as categorias mirim e petiz da Abain/Extreme Academia já trouxeram resultados no Sul-brasileiro. “A competição disputada entre Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná acontece duas vezes por ano. Na primeira edição de 2016 conquistamos seis medalhas. A próxima vai acontecer em outubro”, destaca o treinador.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio