Avião de Chitãozinho & Xororó faz primeiro pouso do aeródromo de Brusque
Chegada da dupla na cidade foi no fim da tarde desta quarta-feira
Chegada da dupla na cidade foi no fim da tarde desta quarta-feira
O aeródromo Fazenda Aero-Amil, localizado na Estrada da Fazenda, em Brusque, teve no fim da tarde desta quarta-feira, 6, o seu primeiro pouso depois que a pista de 900 metros de extensão foi asfaltada.
A ‘inauguração’ da pista não poderia ser melhor, já que o primeiro avião a pousar foi o bimotor King Air C90, da dupla sertaneja Chitãozinho & Xororó que faz show nesta noite em Brusque, na Sociedade Santos Dumont.
A aeronave de médio porte pousou em Brusque pouco depois das 17h30 e os cantores foram recepcionados pelo proprietário do aeródromo, Amilton Reis, pelo prefeito Jonas Paegle e também pelo vice-prefeito, Ari Vequi.
“Não sabíamos que seríamos os primeiros a pousar aqui. Inauguração de pista é a primeira vez que fizemos”, brincou Xororó.
A construção do aeródromo iniciou em 2013 e agora está praticamente pronta. O local é uma espécie de aeroporto privado, com capacidade para pouso e decolagem de aviões de pequeno e médio porte e helicópteros. A longo prazo, o espaço também terá venda e locação de hangares para guardar as aeronaves.
O aeródromo de Brusque já está licenciado na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e, por isso, está na rota de todo o país. “Qualquer piloto hoje que quer vir pra Brusque, tem a opção de pousar aqui. Nosso aeródromo já está aparecendo nas rotas e autorizado”, diz Reis.
O contato para que o local servisse de pouso para Chitãozinho & Xororó partiu do piloto da dupla, que encontrou o aeródromo de Brusque na rota. “Ele percebeu que era o aeroporto mais próximo e entrou em contato comigo para verificar se a pista estava ativa e pediu autorização. Fico muito feliz em poder proporcionar isso. Inauguração em grande estilo”, destaca.
Como a pista foi asfaltada há apenas 10 dias, agora o trabalho vai se concentrar na sinalização. Reis também pretende dar início ao processo de autorização para balizamento noturno do local, um pedido de muitos empresários brusquenses.
“Um aeródromo deste porte consagra o crescimento da cidade e esta é a proposta”, diz.
Presente na rota, o aeródromo pode fazer pouso e decolagens durante o dia a qualquer momento. “Como é um aeroporto privado, basta apenas entrar em contato pedindo a autorização para o pouso. Nossa licença na Anac já está ativa e agora só aguardamos a Licença Ambiental de Operação (LAO), da Fatma”.