Barateiro Havan Futsal inicia treinos de olho no calendário nacional

Base da equipe de 2021 está mantida, com a adição de reforços pontuais e o retorno do técnico Esquerda

Barateiro Havan Futsal inicia treinos de olho no calendário nacional

Base da equipe de 2021 está mantida, com a adição de reforços pontuais e o retorno do técnico Esquerda

O Barateiro Havan Futsal começa seus trabalhos com foco na principal competição do futsal feminino brasileiro: a Liga Nacional, que foi disputada sob o nome Novo Futsal Feminino Brasil (NFFB) em 2021. Os treinos começaram em 7 de fevereiro e o campeonato deve começar em abril, envolvendo as principais equipes da modalidade.

A base do time semifinalista do NFFB e terceiro colocado nos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) é praticamente a mesma. Atletas como Jana, Bella, Kassi, Missi e Flávia permanecem na equipe, que sedia seus treinamentos no Bandeirante. Entre os reforços, estão a pivô Pelé, a fixa/ala Kassi e a ala Amandinha.

Entre as baixas, está Greice. A experiente jogadora deixou o Barateiro rumo ao Pato Branco-PR, onde será treinada por Rafaela Nicolete, a treinadora da equipe brusquense em 2021.

Conforme relata a coordenadora Caroline Bezerra, o mercado do futsal feminino tem crescido, com as equipes tendo mais poder de investimento e pagando, por exemplo, salários em janeiro e fevereiro. São meses que geralmente não têm competições, e muitas vezes não estavam previstos em contratos.

“As meninas tiveram muitas outras propostas melhores do que tinham no ano passado aqui. Se a gente não melhorasse um pouquinho para elas, naturalmente sairiam. (…) Neste ano, vamos conseguir nos virar bem.”

O calendário deve ser praticamente o mesmo, com Liga Nacional e Jasc, com uma boa quantidade de jogos espalhados ao longo do ano. O time Sub-20 não deverá disputar a Taça Brasil Sub-20, da qual foi campeão, porque os anfitriões arcam com praticamente todos os custos do torneio, e o Barateiro não pretende sediar esta competição em 2022.

Esquerda retorna à equipe na qual começou a carreira de treinador. “Hoje vemos meninas que começaram na época do Sub-15, no primeiro campeonato que disputamos, e estão espalhadas pelo mundo.”

Para o técnico, é um sonho realizado voltar a atuar em Brusque. “É um clube acostumado a conquistas, a revelar atletas, e este será o objetivo do nosso ano novamente. Chegar às finais, revelar atletas. Esperamos que seja desta forma.”

O técnico é cauteloso quanto aos objetivos, e não pretende pular etapas. Para o momento, pensa no início de temporada, trabalhando para que a metodologia da comissão técnica esteja alinhado e seja bem assimilado pelo elenco.

“Queremos um time com coragem para jogar, independente do adversário. Claro, adaptando a nossa forma a algumas situações do adversário. Que elas joguem com muita alegria e, assim, desempenhem um grande futsal.”

A ala Camilinha vai para sua segunda temporada com o Barateiro. Aos 27 anos, a jogadora natural de Forquilhinha, no Sul do estado, já passou pelo Criciúma no futsal, e, pouco antes de chegar a Brusque, estava no Figueirense/PREC, de futebol 7.

Antes disto, Camila, que é formada em educação física, chegou a ficar quatro anos parada, após cortes de bolsa-atleta em Criciúma. Assim, precisou trabalhar fora do esporte e até fora de sua área de atuação. Em 2021, depois de tanto tempo sem o futsal, conviveu com diversas lesões, mas espera uma temporada muito melhor agora.

“Tive um ano bom por ter voltado após quatro anos parada. Conseguimos alcançar as nossas metas. Neste ano, vieram meninas novas para somar, e acredito que este ano vai ser muito melhor que o ano passado. Espero poder conquistar um título, faz tempo que não conquisto. Em Criciúma, batia na trave. Estou em busca de títulos.”

Karina Rodrigues dos Santos, a Pelé, de 31 anos, vem do Londrina como um dos reforços para 2022. A pivô paulistana, que se destaca na velocidade, no domínio e nas assistências, também tem passagens por São José-SP, Sabesp, Corinthians e São Bernardo-SP.

Ela chegou a jogar o NFFB contra o Barateiro em 2021. “É um time muito difícil de jogar contra, muito bom. Eu tinha um contato muito bom com as meninas, e foi um dos motivos de vir para cá.”

“Espero que nossa equipe esteja bem junta, entrosada. Vamos trabalhar muito para conquistar títulos e terminar o ano de forma perfeita”, completa.

barateiro havan futsal 2022
Pelé é um dos reforços do Barateiro para 2022 | Foto: João Vítor Roberge/O Município

Goleiras

Missi
Carol
Kemili

Fixas

Kassi
Kinha*

Alas

Camilinha
Jana
Flávia
Amandinha
Emily

Pivôs

Bella**
Pelé

*fixa/ala
**ala/pivô

Comissão técnica

Esquerda – técnico
Bebel – Auxiliar-técnica
André Lang – Preparador físico
Daieli Rebellato (Fisioterapeuta)


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo