X
X

Buscar

Biblioteca municipal de Guabiruba celebra 20 anos de existência

Local possui acervo com mais de 11 mil exemplares

Nesta última sexta-feira, 8, a biblioteca municipal de Guabiruba completou 20 anos desde sua fundação, tendo passado por diversos locais. Inicialmente, foi instalada na rua José Dirschnabel, no Centro, depois foi transferida para a sede da Assistência Social, na rua 10 de Junho, ao lado da policlínica. Atualmente se encontra na rua Brusque, anexo à Fundação Cultural.

Desde 2016, ano em que iniciou o sistema de gestão e documentação, a biblioteca registrou um total de 955 usuários inscritos e 9263 livros emprestados. Em média, atualmente, são realizados 200 empréstimos por mês e 1300 anuais.

Hoje, a biblioteca pública municipal possui em seu acervo mais de 11 mil exemplares que abrangem todos os gêneros. O mais requisitado, até pouco tempo, era romance. Porém, a cenário mudou a partir da aquisição de livros da categoria mangá, passando a ser o preferido do público.

Conforme a bibliotecária Jéssica Glienke David, a definição de usuários é equilibrada, tanto no gênero, quanto idade. “A faixa etária é bem diversificada. Vai de criancinhas, que começam a se interessar pelos livros quando vêm fazer uma oficina na Fundação, até idosos”, explica.

A superintendente da Fundação Cultural, Jenifer Schlindwein, enfatiza a importância da biblioteca para a comunidade. “São 20 anos de histórias para além dos livros, impactando e transformando o dia-a-dia de pessoas que vão ao encontro ou são cativadas pela leitura”, conta.

Histórico

O nome oficial do órgão é Biblioteca Pública Municipal Prefeito Henrique Dirschnabel. Sua fundação se deu em virtude de um programa do Ministério da Cultura, a nível nacional, chamado de “Uma Biblioteca em Cada Município”.

Em 2002, a câmara municipal aprovou o projeto de lei que homenageou o ex-prefeito Henrique Dirschnabel com o nome da biblioteca municipal.

No entanto, ela somente foi inaugurada em junho de 2005, cerca de três anos depois.