X
X

Buscar

Blumenau terá Pelznickels na programação de Natal

Costume mantido em Guabiruba, Papai Noel do mato entreterá as crianças

A organização do evento Magia de Natal, de Blumenau, anunciou que a partir deste ano irá incluir o Pelznickel entre as atrações da programação. O Papai Noel do Mato ficou famoso em Santa Catarina após a criação da Sociedade do Pelznickel, que difunde a tradição em Guabiruba. Embora a inclusão do Pelznickel signifique a sua popularização, o fato é visto com ressalva por quem preserva o costume.

O Magia de Natal é um evento tradicional no fim de ano em Blumenau, que ocorre entre novembro e dezembro. Vários turistas de diversas cidades e até de fora do país passam pela Vila Germânica para ver as atrações.

Luiz Koerich, diretor de eventos e operações do Parque Vila Germânica, afirma que a organização sentiu a necessidade de buscar novas atrações para este ano. Foi realizada, então, uma reunião, na qual surgiu a ideia do Pelznickel, o Papai Noel do Mato, que era muito popular na Alemanha há muito tempo.

Segundo Koerich, foi feita uma pesquisa que indicou que o Pelznickel é muito popular em Guabiruba. A organização resolveu, então, adotar a tradição, “importando-a” do outro município.

Pelznickel bonzinho

Uma diretora de arte foi contratada para elaborar a encenação do Papai Noel do Mato durante o Magia de Natal. A ideia é que ele apareça para as crianças enquanto elas passeiam de trenzinho dentro do parque Vila Germânica.

Há um porém na intenção da organização: o Pelznickel é um Papai Noel disciplinador, que cobra das crianças a obediência aos pais. Koerich diz que este tipo de mensagem é complicada nos dias atuais por causa das mudanças no comportamento social.

É por este motivo que o Pelznickel de Blumenau será diferente do de Guabiruba. Ele não poderá assustar as crianças. “Ele não pode ser muito assustador ou fazer muito barulho para as crianças”, explica o diretor de eventos.

A aparência do Pelznickel, que é coberto de mato e tem uma corrente em mãos, a princípio, será mantida, segundo Koerich. Tudo isto ainda será definido em reunião com a diretora contratada para elaborar a atração.

Os Pelznickel de Blumenau não serão encenados pelas pessoas de Guabiruba, a princípio. De acordo com o diretor da Vila Germânica, há a intenção de fazer contato com a Sociedade do Pelznickel, porém, isto ainda não ocorreu.

Pela tradição, não pelo dinheiro

A notícia de que Blumenau passará a contar com o Pelznickel circulou rápido e chegou à Sociedade do Pelznickel, entidade de Guabiruba dedicada à preservar a tradição. O vice-presidente Fabiano Siegel afirma que a principal diferença é que eles fazem tudo por amor, não pelo dinheiro.

“As outras pessoas fazem pelo lado econômico, não pela tradição”, comenta. Siegel reconhece que o Pelznickel acontecia, no passado, não só em Guabiruba, mas também em Blumenau, Brusque e Pomerode. Contudo, o único município a manter o costume vivo foi Guabiruba. “A tradição é de Guabiruba”, diz.

Segundo Siegel, a Sociedade do Pelznickel já teve várias propostas comerciais, contudo, manteve-se firme às tradições germânicas. Pomerode queria uma Casa do Pelznickel permanente, e um shopping de Blumenau convidou os intérpretes para posarem para fotos, por exemplo.

A sociedade apresentou-se em Pomerode duas vezes no ano passado. Há quatro anos, também esteve em Blumenau. À época, algumas pessoas reclamaram e a atração foi retirada da temática do Magia de Natal. Agora, modernizado e repaginado, o Pelznickel poderá voltar para a cidade-polo da região.