X
X

Buscar

Bolsonaro tem em Brusque maior vitória entre as 30 principais cidades catarinenses

Nenhuma das grandes cidades de SC deu ao presidente eleito percentual superior ao município

O presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) teve em Brusque o seu melhor resultado, considerando-se os números da votação nos 30 maiores municípios de Santa Catarina. Com 86,80% dos votos na cidade, neste segundo turno, Brusque ficou no topo da lista de preferência pelo militar.

Veja também:
Casal que saiu dos Estados Unidos de Kombi chega Guabiruba

Usina de Asfalto de Brusque produz abaixo da capacidade

Brusque teve nove casos de meningite em 2018, maior número em três anos 

Bolsonaro fez 59,8 mil votos em Brusque, o que não é o maior valor total, considerando-se as maiores cidades. Joinville, maior colégio eleitoral do estado, registrou 262,5 mil votos em favor do presidente eleito.

A maior cidade do estado, no entanto, ficou na 7ª posição quando se verifica a votação percentual: Bolsonaro teve 83,18% em Joinville, cerca de 3% a menos do percentual alcançado em Brusque.

Em segundo lugar está Indaial, que rivalizou com Brusque na preferência por Bolsonaro, que alcançou votos de 86,46% da população da cidade do Vale.

São Bento do Sul, no Norte do estado, foi a terceira cidade, entre as 30 maiores, na qual Bolsonaro obteve maior votação percentual.

Municípios do Oeste do estado, por sua vez, tiveram votações menores pró-Bolsonaro, em que pese ele ter vencido por lá também.

Na lista dos 30 maiores municípios, Chapecó (64,47%) e Xanxerê (60,47%) figuram como os locais onde Bolsonaro teve menor engajamento do eleitorado.

Só uma cidade supera Brusque
na adesão a Moisés

Assim como o presidente eleito Jair Bolsonaro, o governador eleito, Carlos Moisés da Silva (PSL), conhecido como comandante Moisés, também teve grande adesão em Brusque. Com 83,48% o município deu-lhe a segunda maior votação percentual entre os 30 maiores municípios catarinenses.

Moisés fez 54.787 votos aqui no município. Garantiu a sua maior votação percentual, no entanto, em Tubarão, onde obteve 49,9 mil votos, o que representa 86,22% do eleitorado do município.

O governador eleito, Carlos Moisés da Silva (PSL) | Foto: divulgação

A votação expressiva em Tubarão não é coincidência. Apesar de ser natural de Florianópolis, Moisés construiu boa parte de sua carreira no Corpo de Bombeiros no município do Sul do estado.

Veja também:
Análises explicam motivos para desempenho acachapante do PSL na região de Brusque 

Procurando imóveis? Encontre milhares de opções em Brusque e região

Magia de Natal começa dia 10 de novembro com novas atrações em Blumenau

O governador eleito teve, assim como Jair Bolsonaro, seu pior desempenho no Oeste. Chapecó e Xanxerê figuram, na lista das 30 maiores cidades, como as que tiveram menor adesão ao candidato do PSL. Nesse caso, porém, há uma justificativa: trata-se da região base do eleitorado do concorrente, Gelson Merísio, do PSD.