Botuverá e Guabiruba estão entre 20 cidades do Brasil onde Bolsonaro obteve maior votação

Percentualmente, Botuverá deu a 15ª maior votação para o pesselista

Botuverá e Guabiruba estão entre 20 cidades do Brasil onde Bolsonaro obteve maior votação

Percentualmente, Botuverá deu a 15ª maior votação para o pesselista

Os números detalhados por município das eleições gerais deste ano revelam que Botuverá e Guabiruba estão entre as 17 cidades que deram as maiores vitórias a Jair Bolsonaro (PSL) em todo o país.

Percentualmente, Botuverá deu a 15ª maior votação para o pesselista do Brasil. Somente 14 cidades ficaram à sua frente.

Bolsonaro obteve 87,30% dos votos válidos no pequeno município. Do total de 3.536 votos, o agora presidente eleito foi escolhido por 3.087 eleitores.

O prefeito de Botuverá, José Luiz Colombi, o Nene, conta que o resultado é fruto da mobilização na cidade. Ele pessoalmente fez campanha para Bolsonaro.

Nene Colombi afirma que foi o primeiro prefeito do MDB de Santa Catarina a declarar voto no político do PSL. Depois, segundo ele, com a repercussão positiva, outros seguiram o mesmo caminho.

O prefeito realizou dez reuniões no município para fazer campanha para Bolsonaro. Além disso, segundo Nene, toda a equipe participou, pedindo votos para o político conservador.

Nene afirma que não se trata de oportunismo. “Há um ano e meio, conversei com o Bolsonaro e ele disse que seria candidato”. O prefeito diz que desde então já simpatizava com o programa do pesselista.

Ao lado de Botuverá, Guabiruba também deu vitória esmagadora para Bolsonaro: 87,23%. Ficou na 17ª posição em todo o país.

O prefeito em exercício, Valmir Zirke, avalia que esta vitória deve-se ao “desejo de mudança” dos guabirubenses. Ele analisa que partidos tradicionais como PSDB e PT são vistos como da velha política.

“Quando íamos pedir voto para deputados, percebemos que seria 17 de cima embaixo”, afirma Zirke. Outro ponto que pode ter influenciado no resultado é que Osmar Vicentini (PSL), de Guabiruba, coordenou a campanha do presidente na região e fez intensa campanha.

Região
Os outros três municípios da microrregião também são redutos fortes de Bolsonaro: Brusque, Nova Trento e São João Batista. Eles aparecem entre os 25 onde o presidente eleito conquistou maiores vitórias.

Abaixo de Botuverá e Guabiruba aparece São João Batista, na 19ª colocação nacional, com 87,19% do eleitorado tendo escolhido o presidente eleito. A vizinha Nova Trento vem um pouco abaixo, na 23ª posição, com 87,12%. Brusque fecha o ranking das 25 cidades, com 86,80%.

Estado
O levantamento mostra que Santa Catarina escolheu maciçamente o político do PSL. Das 25 cidades, apenas quatro não são catarinenses – três gaúchas e uma paulista.

O município catarinense que deu maior vitória a Bolsonaro foi Rio Fortuna, no Sul, com 89,63%. No país, ficou atrás somente de Nova Pádua (RS), onde o político direitista arrebanhou 92,96% dos votos válidos.

Haddad
O candidato Fernando Haddad (PT) teve desempenho melhor no Nordeste. Todas as 25 cidades onde ele teve maior vitória ficam naquela região.

No estado, o petista obteve vitórias bem menos expressivas em cidades pequenas. Entre Rios, no Oeste, foi onde ele teve maior porcentagem: 77,57%.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio