A Prefeitura de Botuverá, em parceria com a Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi), realizou na noite de quinta-feira, 17 de outubro, a oficina de planejamento “Revisão do Plano Diretor”.
Cerca de 50 pessoas participaram do evento que resultou em várias propostas para a reformulação do Plano Diretor. Com as seis audiências públicas realizadas nos bairros, a comunidade pode entender melhor para quê serve o Plano Diretor e tirar dúvidas. Na oficina os interessados contribuíram efetivamente com ideias e propostas para que o município cresça de maneira ordenada.
A metodologia dos trabalhos foi elaborada por uma equipe de arquitetas da Ammvi. Para a arquiteta Gislaine Hasse, que conduziu os trabalhos, este é o momento ideal para que Botuverá planeje seu crescimento. Ela salienta que em países da Espanha, onde trabalhos por muitos anos, não é comum os moradores participarem da elaboração das leis da cidade. “No Brasil somos mais avançados neste sentido”.
Após a apresentação técnica sobre o assunto, os participantes se reuniram em dois grupos para estudar as sugestões do Conselho Municipal da Cidade e opinar. As propostas foram apresentadas ao público e serão consideradas na elaboração do novo Plano Diretor.
No final do evento, o prefeito José Luiz Colombi, o Nene, agradeceu a presença de todos e reforçou a importância da participação da comunidade. “O Plano Diretor de 2006 foi feito às pressas e sem a participação da comunidade. Queremos que todos participem e opinem como deve ser a Botuverá que queremos no futuro”.
Longo prazo
Para planejar o crescimento da cidade foi preciso muita pesquisa e trabalho de campo. A equipe vem realizando estudos desde o mês de maio. Em outubro foram realizadas as audiências públicas com a comunidade e a oficina finalizou uma das etapas do processo, com a definição de propostas da comunidade.
Em novembro será realizada uma reunião com o Conselho da Cidade e outra audiência pública, para a finalização da Lei que determinará as novas regras para as construções de residências e indústrias, para o turismo, o meio ambiente e etc.
Prefeitura de Botuverá – Assessoria de imprensa