Botuverá terá caminhão de combate a incêndios
Município fechou parceria com o Corpo de Bombeiros de Brusque para implantar o serviço
Município fechou parceria com o Corpo de Bombeiros de Brusque para implantar o serviço
Em reunião na semana passada, o prefeito de Botuverá, José Luiz Colombi, o Nene, fechou uma parceria com o Corpo de Bombeiros de Brusque para implantação de um caminhão de combate a incêndio na cidade em regime de plantão. Na parceria, a corporação cede o veículo e, em contrapartida, o município disponibiliza funcionários para atuarem em caso de necessidade.
“Como o estado tem problema de efetivo, acredito que a parceria com o município é a saída. A cessão de servidores da prefeitura é a única maneira que eu encontrei para que a população de Botuverá tenha essa serviço”, destaca o prefeito.
Uma garagem adaptada e um alojamento será construído na prefeitura para poder guardar o caminhão. O município também deve ceder quatro motoristas que atuarão em escala e serão capacitados para atender ocorrências de princípio de incêndio. Todo o trabalho será coordenado pelo bombeiro militar lotado em Botuverá.
“A ideia é que esta equipe faça o primeiro atendimento em incêndios. Temos muitas fiações aqui na nossa cidade e fábrica de algodão que são muito sensíveis a incêndio. Os empresários também têm dificuldades na hora de contratar seguro, devido a distância do corpo de bombeiros. Com essa parceria, os empresários também vão ganhar com um seguro mais barato”, diz.
O comandante da 3ª Companhia de Bombeiro Militar de Brusque, tenente Hugo Manfrin Dallossi, afirma que a parceria deve melhorar muito o atendimento no município. “Já temos uma unidade dos bombeiros lá, mas apenas para o trabalho de vistorias. Com essa parceria, o trabalho seria operacionalizado 24 horas por funcionários da prefeitura. Mesmo assim, a unidade de Brusque será acionada, mas o trabalho inicial será do município”.
Hoje, segundo o tenente, a distância entre o quartel do Corpo de Bombeiros de Brusque e o Centro de Botuverá é de 25 quilômetros. O deslocamento pode levar em média 35 minutos, o que dificulta o combate a incêndios. “Com a operacionalização do serviço em Botuverá, as chances de reduzir o dano causado por incêndios serão maiores. Já tivemos casos de acontecer incêndios em empresas de Botuverá, que se espalharam para uma área maior devido o tempo-resposta dos bombeiros ser maior. Como o município não comportaria uma unidade, essa foi a saída encontrada para melhor atendê-los. O caminhão disponibilizado, a princípio, será o nosso reserva”, diz.
De acordo com o prefeito, a ideia é colocar tudo em funcionamento nos próximos meses. “Já vamos iniciar a construção da estrutura, os servidores serão capacitados, acredito que em uns três, quatro meses, já poderemos colocar em prática”.
Ambulância
O prefeito pretende ainda conseguir uma ambulância para o município nos mesmos moldes da parceria com o Corpo de Bombeiros. “A ideia é conseguir uma ambulância também para fazer o atendimento médico quando precisa, com enfermeiro e motorista à disposição”.