BQ (en)cena traz O Marujo e a Tempestade – Bolha Luminosa para a região

Espetáculo será apresentado entre os dias 20 e 23 em Brusque, Guabiruba, Botuverá e Nova Trento

BQ (en)cena traz O Marujo e a Tempestade – Bolha Luminosa para a região

Espetáculo será apresentado entre os dias 20 e 23 em Brusque, Guabiruba, Botuverá e Nova Trento

A terceira edição do BQ(en)cena levará o espetáculo O Marujo e a Tempestade – Bolha Luminosa para quatro cidades da região. Além de Brusque, ele será apresentado em Guabiruba, Botuverá e Nova Trento. O espetáculo tem a direção do ator, pesquisador e diretor de arte, Alexandre Fávero e tem entrada gratuita.

A encenação será feita pela Companhia de Teatro Lumbra/Clube da Sombra, de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Eles sobem nos palcos da região entre os dias 20 e 23, nas quatro cidades. A apresentação tem entrada gratuita e classificação livre.
Todas as apresentações ocorrem a partir das 19h30.

O primeiro local a receber a apresentação é a praça da Cidadania, em Brusque. No dia seguinte, o grupo vai até o ginásio da Escola Padre Germano Brandt, em Guabiruba. Em Botuverá, o espetáculo será encenado no dia 22, no ginásio do Imigrante. O fechamento da programação será no dia 23, no ginásio da escola Francisco Mazzola, em Nova Trento.

A performance criada por Fávero utiliza luzes, sombras e efeitos especiais. A Bolha Luminosa estreou em 2005, em Curitiba, Paraná. Iniciada em outubro de 2017, a terceira temporada do BQ(en)cena se estende até abril de 2019. Nela, além das apresentações em Brusque, Botuverá, Guabiruba, Nova Trento, palcos de Florianópolis também compõe o itinerário das programações.

Reconhecimento
Segundo o organizador e diretor da Prisma Cultural, Sérgio Valle, a terceira edição do evento apresenta um enraizamento maior da proposta com a comunidade e a classe artística. Só no número de trabalhos inscritos para o edital nacional, passou de cerca de 220, na edição passada, para 522 na atual.

A maior procura, segundo ele, se deve a  um trabalho de aproximação e de mudanças na comunicação da temporada. O trabalho, de acordo com o organizador, atende uma vontade identificada nos centros culturais da região. “Os participantes dos centros viam que havia necessidade de apoio à produção dos espetáculos e locais para apresentações”.

Antes de levar as peças teatrais para as outras cidades, um projeto piloto havia sido feito na edição anterior. Com o sucesso do teste feito em Lageado Baixo, interior de Guabiruba, veio o modelo adotado na terceira edição. Nela, o grupo teve a formalização de apoios das diferentes fundações culturais dos municípios da região, além da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), em Florianópolis.

A tendência é de uma ampliação da abrangência do projeto. Segundo Valle, a busca por uma regularidade maior é importante para o setor. “Imaginamos em um futuro próximo ter uma agenda ampla de eventos e gerar renda para as pessoas que atuam com arte”.

Sinopse
O Marujo e a Tempestade conta a história de um jovem marujo que chega em um porto e conhece uma moça. Os dois se apaixonam. Quando o marujo segue viagem, é pego de surpresa por uma tempestade. A moça, pressentindo o perigo, vai ao encontro dele. Para que o amado seja salvo, um mistério deverá ser revelado. Como testemunhas, apenas a lua cheia e todo o público convidado.

Saiba mais:

O Marujo e a Tempestade – Bolha Luminosa, com a Cia Teatro Lumbra/Clube da Sombra

20 de fevereiro: Brusque – praça da Cidadania, na rua Germano Schaeffer, 110, Centro 1

21 de fevereiro: Guabiruba – Ginásio da Escola Municipal de Educação Básica Padre Germano Brandt, na rua Carlos Boos, 2851, bairro Aimoré

22 de fevereiro: Botuverá – Ginásio do Imigrante, na rua Paulo Osimoschi

23 de fevereiro: Nova Trento – Ginásio da Escola de Educação Básica Francisco Mazzola, na rua Francisco Valle, 27, Centro

Horário das apresentações: às 19h30
Duração:60min
Classificação indicativa: livre
Entrada gratuita e aberta à comunidade

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio