Ciclista brusquense participa do Brasileiro de Cross Country neste fim de semana
Braulin Becker larga em duas provas com os principais competidores do país
Braulin Becker larga em duas provas com os principais competidores do país
O ciclista brusquense Braulin Becker participa do Campeonato Brasileiro de Mountain Bike Cross Country, que será realizado de sexta-feira, 7, a domingo, 9, em Conceição do Mato Dentro (MG). É o principal evento do calendário nacional do mountain bike Cross Country Olímpico (XCO) e Cross Country Short Track (XCC), conta com pontos válidos no Ranking Nacional e Internacional de MTB XCO da UCI.
O XCO é uma prova disputada em circuito de quatro a 10 quilômetros por volta, e pode ter trilhas estreitas, caminhos rochosos, obstáculos, subidas e descidas. O XCC é uma prova de duração mais curta, que costuma definir o grid de largada do XCO, num circuito de 1 a 1,5 km.
O cross country short track (XCC), introduzido no calendário da Copa do Mundo apenas em 2018, é a prova que determina o grid de largada do XCO. Basicamente, os ciclistas precisam competir no XCC para ter a chance de uma boa posição de largada no XCO. A prova é disputada em um circuito de 1 a 1,5 quilômetro de extensão.
“Largo nas duas modalidades com os principais atletas do Brasil. É uma prova única em cada modalidade, definindo o campeão nacional”, comenta Becker.
O Brasileiro é uma das competições mais visadas pelo brusquense, que vai a Minas Gerais depois de uma extensa rotina de treinos: são sete sessões, sendo duas na academia. São percorridos de 250 a 300 km com bicicleta, semanalmente. O objetivo é chegar entre os 20 primeiros colocados.
“Eu me preparei muito dentro das minhas possibilidades. Estou me sentindo bem fisicamente, e parte disso foi de trabalho das pessoas que estão comigo esse ano, como o personal trainer André Montibeller e o nutricionista Paulo Viteritte”, explica o brusquense, que tem apoio da Fundação Municipal de Esportes (FME).
“Com o trabalho desses e apoio da minha família cheguei até aqui. Agora é comigo. Preparação é uma coisa, chegar na hora da corrida e fazer é outra. Sempre precisamos de sorte para encontrar espaços dentro da corrida para que tudo ocorra bem”, completa.
– Assista agora:
Descubra a importância da arquitetura corporativa em pequenas e grandes empresas