Brincadeiras conscientizam sobre cuidados no trânsito

Ação foi desenvolvida na Escola Municipal Águas Negras, em Botuverá

Brincadeiras conscientizam sobre cuidados no trânsito

Ação foi desenvolvida na Escola Municipal Águas Negras, em Botuverá

Com o objetivo de conscientizar alunos e pais sobre mortes e acidentes no trânsito, a Escola Municipal Águas Negras, de Botuverá, realizou durante o mês passado – o Maio Amarelo. Palestras, músicas, vídeos e brincadeiras lúdicas fizeram parte das atividades que envolveu os 176 estudantes da rede: crianças do infantil (três a cinco anos) e do fundamental (seis a dez).

Desde a segunda quinzena de maio aconteceram palestras de 30 minutos por dia com explicações básicas de como um pedestre deve atravessar a rua corretamente, a utilização do banco traseiro do veículo por crianças até dez anos, bem como, o respeito que se deve ter entre todos que utilizam o trânsito.

Conforme a professora Jakeline Hodecker Colzani, as crianças devem aprender desde cedo princípios de educação e cordialidade na sociedade, pois essas ações serão refletidas no trânsito. “Instruímos eles na escola para que possam levar para casa e também ensinar os pais, muitas vezes até ‘puxar a orelha’ dos familiares que fazem algo errado no trânsito”.

Jakeline aponta que as atividades propostas foram bem aceitas pelos alunos, que através de brincadeiras lúdicas colocaram em prática o aprendizado. Na última quarta-feira, 27, no ginásio do bairro Águas Negras, foram construídas vias públicas, para que as crianças, com bicicletas e motocas trazidas de casa, pudessem observar as dificuldades dos motoristas e dos pedestres. “Eles puderam se colocar no lugar do outro”, destaca a professora.

Na ocasião, os pais dos estudantes também participaram. “Foi uma integração positiva, já que eles conseguiram exercitar o projeto brincando. Com o apoio dos pais, a ação foi mais intensa”, ressalta Jakeline, frisando que nove professoras, duas monitoras e uma secretária participaram das atividades do mês.
A professora Sandra Regina Pavesi explica que durante o ano são discutidos, por meio de um planejamento da grade curricular escolar, assuntos de destaque social, como o trânsito durante o Maio Amarelo. Em junho, o foco será o meio ambiente.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio