Bruscão faz as contas para fugir do rebaixamento no Catarinense
Embora tenha conquistado um ponto fora de casa contra um adversário direto na luta contra o rebaixamento, o Bruscão está longe de salvar sua pele no Campeonato Catarinense, e o Marreco agora se agarra na calculadora. Principalmente graças à indigesta sequência de jogos. Já na sexta-feira, 16, o time enfrenta o Criciúma, um confronto direto […]
Embora tenha conquistado um ponto fora de casa contra um adversário direto na luta contra o rebaixamento, o Bruscão está longe de salvar sua pele no Campeonato Catarinense, e o Marreco agora se agarra na calculadora. Principalmente graças à indigesta sequência de jogos.
Já na sexta-feira, 16, o time enfrenta o Criciúma, um confronto direto contra o rebaixamento e que será no Heriberto Hülse. Na sequência, o time recebe em casa o Tubarão, em duelo o qual não pode perder um ponto sequer, tem que vencer. Depois recebe a Chapecoense tentando acumular pelo menos um pontinho.
Matemáticos de plantão afirmam que, se chegar aos 20 pontos, o Brusque está salvo. O time tem 16, e para acumular os quatro que faltam restam ainda cinco jogos e 15 pontos em disputa. Tarefa teoricamente fácil, mas não é bem assim. Os times lá debaixo ainda estão vivos, aprontando das suas – quem esperaria que Hercílio Luz venceria o Avaí na Ressacada?
Em casa, o time precisa fazer sua parte. O quadricolor tem ainda três compromissos no Augusto Bauer: Tubarão, Chapecoense e Inter de Lages. Há grande possibilidade de o Leão Baio já estar rebaixado na rodada final. Se acumular sete pontos desses confrontos, chegando a 23, a possibilidade de rebaixamento é remota. Mesmo assim, alguma coisa o quadricolor precisa trazer dos confrontos de fora, contra Criciúma e Avaí, espantando ainda mais o fantasma da Série B.
Passado esse sufoco, a diretoria do Brusque precisa se concentrar na montagem do time para a Série D, aprendendo com os erros da montagem desastrosa deste elenco. Sem mais jogadores fora de forma, sem raça, amantes da noite ou em fim de carreira. Apostar no bom e barato sempre foi o que o clube fez de melhor. Afinal, quem duvida que Hélio Paraíba já fez mais por essa temporada em três jogos do que Clebson e Antônio Carlos no campeonato inteiro?
Galo fez feio
A torcida do Concórdia saiu do sério com o empate em casa para o Bruscão, e algumas atitudes extrapolaram o aceitável. Segundo registro de súmula do árbitro William Machado Steffen, um copo foi arremessado em campo e atingiu o quarto árbitro. Além disso, o auxiliar-técnico do Concórdia, Hilton Almeida, foi expulso por ofender o trio de arbitragem.
Possíveis punições
Dentro de três dias, a súmula será encaminhada ao Tribunal de Justiça Desportiva (TJD). O procurador irá analisar a denúncia e encaixá-la em artigos do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). Não existe a possibilidade de o Galo perder pontos pela atitude. As punições possíveis são perda de mando de campo (de uma a dez partidas) e multa (de R$ 100 a R$ 100 mil).
Times do amador beneficiados
Segundo o coordenador de esportes de participação da Fundação Municipal de Esportes (FME), Eduardo Gohr, “situações favoráveis” surgiram para as equipes que participarão do Campeonato Municipal de Futebol Amador, e que beneficiam nos custos da competição. Ele não revelou exatamente quais são estas situações, mas haverá reunião para explicar nesta terça-feira, 13, 20h30, no auditório da FME. Todas as equipes participantes estão convidadas.
Saída e retorno
Na lista dos times que participarão da competição, uma surpresa: o Poço Fundo, maior campeão da década, não está no páreo. Por outro lado, o Angelina, tradicional clube do bairro São Pedro que estava sumido do cenário do futebol amador há alguns anos, confirmou retorno. Já são cerca de 17 equipes no páreo.
Há dez anos, o bairro Lageado Baixo, em Guabiruba, recebia 145 pilotos de Cross Country no motódromo Dragões da Trilha. O espaço foi palco do campeonato estadual da modalidade, revelando a paixão dos guabirubenses pela motovelocidade. Na época, pilotos de Brusque também deram as caras na competição.