Bruscão faz seleção de atletas sub-16 e 18 nos próximos três sábados

Equipe quer formar times júnior e juvenil para competições estaduais que se aproximam

Bruscão faz seleção de atletas sub-16 e 18 nos próximos três sábados

Equipe quer formar times júnior e juvenil para competições estaduais que se aproximam

O Brusque Futebol Clube segue com foco na reestruturação dos trabalhos de base. Após anunciar tratativas com os clubes Santos Dumont e Sociedade Angelina para parceria na formação de atletas, agora o Bruscão fará seleções para formar as equipes júnior e juvenil.

Serão três sábados de ‘peneiras’, começando por amanhã. Às 8h30, atletas nascidos entre 1995 e 1999 podem comparecer ao Centro de Treinamento Rolf Erbe para participar. É exigido que o atleta leve chuteiras, meiões e calção. O teste não é exclusividade de brusquenses, sendo que jogadores de outros municípios também podem comparecer ao CT. O local das seletivas é na rua BA-60, ao lado da empresa Quimisa.

Competições à vista

O motivo das peneiras é a formação das duas equipes de base para participar das competições que se aproximam. A FCF anunciou que os estaduais da série B Júnior e Juvenil serão disputados entre os meses de março e abril. Além disso, o Bruscão representa o município nas competições da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte). Estão marcadas para o mês de abril as etapas microrregionais dos Joguinhos Abertos.

Segundo o supervisor de futebol do Brusque, Jair Boettner, a intenção do clube é formar equipes com a grande maioria de atletas locais. “Queremos oportunizar aos atletas de Brusque e região a chance de representar nosso clube”, explica.

Contudo, as contratações de jogadores de fora não são descartadas. “É normal que contratemos atletas nas posições em que somos carentes, mas a ideia é ter times com 90% de jogadores daqui”, diz Boettner.

Para o dirigente, ficou mais fácil contratar agora que o clube conta com alojamento próprio. “Os atletas que vêm de fora exigem uma boa estrutura, para morar e até estudar aqui. Agora podemos oferecer isso”, diz.

Cerca de seis atletas do grupo juvenil que jogaram no Brusque no ano passado serão reaproveitados este ano. O supervisor afirma que muitos jovens atletas já demonstraram interesse, telefonando no clube. No ano passado, as seletivas contaram com 180 aspirantes a jogador de futebol. Para esse ano, a previsão é de até mais participantes. “Podem vir atletas de todos os lugares, o Brusque está de portas abertas para quem quer esta oportunidade”, convida Boettner.

Por enquanto, sequer a comissão técnica das equipes de base está formada. O plano é que o setor, quando pronto, já possa contar com o plantel de atletas. Nas seletivas, Boettner, o diretor de futebol Maurino Casagrande, o Cazão, e o ex-supervisor do clube João Carlos de Carvalho, o Indião, vão avaliar os jogadores. “A comissão técnica estará pronta no dia 1º de março”, afirma Boettner.
Base fortalecida
Para não ter que fazer seletivas todos os anos em que o Bruscão precisa de atletas de base, a diretoria ‘mexe os pauzinhos’ nos bastidores. André Rezini, conselheiro do clube, afirma que a parceria com a Sociedade Angelina já está formada. Atletas de 7 a 12 anos que treinam no clube do bairro São Pedro serão incorporados ao Brusque e continuarão usando o espaço para treino.

Com o Santos Dumont, também de acordo com Rezini, a parceria está prestes a ser selada. “Faltam alguns detalhes que devem ser resolvidos no mais tardar até segunda-feira”, diz. O clube do Santa Terezinha forma atletas a partir de 4 anos, contando com jogadores até 17 anos.

‘Olheiros’ de televisão

Não só a base preocupa os dirigentes do Bruscão. A equipe profissional também começa a ser discutida nos bastidores. Segundo Rezini, ele e outros membros do clube estão acompanhando os campeonatos estaduais e regionais pela televisão, ‘caneteando’ tudo que chama a atenção. “Assisto todos os jogos e destaco atletas por posição. Depois nos reunimos e tomamos as decisões de contratações para o Brusque. Muita coisa é levada em conta”, explica.

Hoje, o conselheiro deve se reunir com uma empresa brusquense de materiais esportivos à qual não quis citar o nome. Ela deve ser a fornecedora oficial dos uniformes da equipe para a temporada. Na semana que vem, mais três patrocinadores serão anunciados pela equipe, conforme afirma Rezini.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio