X
X

Buscar

Brusque 2030: Centro de Referência Materno Infantil será instalado no Santa Terezinha

Projeto faz parte das obras de readequação da Unidade de Pronto Atendimento do bairro Santa Terezinha

Dentre uma das ações do Projeto Brusque 2030 está a implementação do Centro de Referência Materno Infantil no município. De acordo com a diretora da Secretaria de Saúde, Camila Pereira, o espaço faz parte da obra de readequação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Santa Terezinha.

Camila explica que o projeto de readequação da UPA envolve a abertura de um pronto atendimento geral, o Serviço de Atenção Integral as Pessoas em Situação de Violência Sexual (SAVs) e a clínica da mulher.

Neste último, a estrutura também contará com o serviço de pediatria e o serviço Amamenta Brusque, todos atualmente sediados na Policlínica. Portanto, se tornará o Centro de Referência Materno Infantil, parte do eixo Brusque Mais Humana do projeto.

A secretária de Infraestrutura Estratégica, Andrea Volkmann, explica que foram feitas adaptações conforme as necessidades na licitação já existente. Ela ressalta que toda a estrutura foi pensada para priorizar a independência de cada serviço.

“O projeto foi desenhado junto com os técnicos da saúde. Com a readequação da UPA conseguimos fazer uma divisão para cada tipo de serviço. Então, apesar de estarem no mesmo edifício eles não se cruzam. Os acessos são particulares e o caminhamento não interfere. Foi conseguido resolver essas três situações”, detalha.

Prefeito de Brusque/Divulgação

O processo licitatório para a contratação de empresa para a execução de obras de adequação de reforma na UPA foi aberto em 13 de julho. De acordo com a publicação oficial no Diário Oficial dos Municípios (DOM), a abertura dos envelopes será na prefeitura, no dia 17 de agosto, às 9h.

Andreia conta que os valores do orçamento de referência da licitação estão em quase R$ 1,7 milhão. A previsão do início da readequação é para novembro, mas dependerá do processo de licitação da obra. A abertura é esperada para 2023, sendo que o cronograma da obra está previsto para execução em 18 meses.

Brusque 2030

O projeto Brusque 2030 é um planejamento estratégico pelos próximos nove anos e prevê uma série de investimentos e melhorias no serviço público. Nele, estão inseridas obras de infraestrutura, construção de pontes, execução de macro-drenagem, pavimentação, anéis viários e outros. Áreas como educação, saúde, desenvolvimento social e modernização da máquina pública também estão contempladas no projeto.

Leia também:
Conheça os objetivos e propostas do projeto Brusque 2030

Segundo o ranking de competitividade dos municípios do Centro de Liderança Pública (CLP), Brusque ocupa a posição de número 77, entre os municípios acima de 80 mil habitantes, com uma nota de 53,64. A média catarinense é de 53,54 e, entre os estados do sul, 50,78. Já na medição nacional é 46,61. Ou seja, em todos os cenários, Brusque já aponta acima da média, fazendo ocupar 77º lugar em nível nacional, 18º na região sul e 9º em Santa Catarina.

Para desenvolver o planejamento, os objetivos foram divididos em cinco grandes eixos. São: Brusque Mais Humana, Brusque inovadora e do Empreendedorismo, Brusque Sustentável, Brusque da Mobilidade e da Segurança e Brusque Transparente e Eficiente. Os eixos contemplarão 12 áreas existentes como saúde, educação, turismo, infraestrutura, desenvolvimento econômico, cultura, esporte, entre outros.

Foto: Arquivo O Município


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube