Brusque abre temporada 2023 com clássico diante do Marcílio Dias valendo o título da Recopa Catarinense

Duelo acontece no estádio Augusto Bauer nesta quarta-feira, 11, às 20h

Brusque abre temporada 2023 com clássico diante do Marcílio Dias valendo o título da Recopa Catarinense

Duelo acontece no estádio Augusto Bauer nesta quarta-feira, 11, às 20h

A temporada de 2023 do Brusque começa nesta quarta-feira, 11, com o confronto diante do arquirrival Marcílio Dias pela Recopa Catarinense. A bola rola no estádio Augusto Bauer às 20h.

A Recopa Catarinense é decidida em jogo único e, em caso de empate no tempo normal, o campeão será conhecido na disputa de pênaltis. A competição que abre o calendário do futebol do estado coloca frente a frente o campeão catarinense de 2022, o Brusque, e o atual campeão da Copa Santa Catarina, o Marcílio Dias.

Esta será a quinta edição da Recopa, e o Brusque participa pela terceira vez. Em 2019, foi derrotado pelo Figueirense por 1 a 0 e, no ano seguinte, foi campeão batendo o Avaí por 2 a 0. O Marcílio Dias faz sua estreia na competição.

A curiosidade em relação às Recopas é que em apenas uma das quatro edições o campeão catarinense conquistou o troféu, o Figueirense em 2019. Nas três seguintes, o vencedor da competição foi o detentor da Copa Santa Catarina: o Brusque em 2020, o Joinville em 2021 e o Figueirense no ano passado.

Preparação

Em relação ao time que foi rebaixado na Série B em 2022, o Brusque passou por várias mudanças. Dos 26 jogadores do elenco atualmente, oito estavam terminaram o ano passado no clube, sem contar os três que subiram da base (Jacob, Dionatan e Neto) e dois que voltaram de empréstimo (Diego Mathias e Pedoca). Além disso, o Quadricolor ainda está de técnico novo, Luizinho Lopes, que assumiu o lugar de Gilson Kleina.

Dentre as contratações, o grande destaque é o meia Thiago Alagoano, maior artilheiro do clube, que retornou ao Quadricolor após uma temporada. O Brusque também reformulou principalmente o ataque, com cinco novas contratações para o setor.

Em coletiva antes da partida, Luizinho Lopes celebrou o bom ambiente do vestiário, ressaltando que os diversos jogadores contratados se adaptaram bem.

Ele ainda destacou o bom tempo de preparação, de quase 45 dias. De acordo com o treinador, o período foi suficiente para estruturar uma base de sustentação e implementar o método de trabalho, mas ele pontua que jogos oficiais são necessários para que o time seja realmente testado. Neste sentido, ele lamentou não poder ter realizado mais amistosos na pré-temporada.

“Por enquanto, faltou ser mais exigido, mas também não cedemos muitas chances aos adversários (nos jogos-treinos contra Atlético Catarinense e Rio Branco). Acho que o jogo vai nos mostrar situações que não vivemos ainda”, disse.

Luizinho Lopes celebrou período longo de pré-temporada | Foto: Bruno da Silva/O Município

Luizinho deixou em aberto a escalação que iniciará a partida, mas também disse que deve manter a base que atuou nos jogos-treinos para “automatizar processos”. O único desfalque é o volante Luiz Henrique, que sofreu uma entorse no joelho. Outro jogador da posição, Jhemerson teve problemas físicos durante a pré-temporada e está à disposição. O atacante Olávio, que ainda tinha algumas pendências burocráticas, também deve ter sua situação regulamentada a tempo de atuar contra o Marcílio Dias.

O Brusque deve começar o jogo com: Matheus Nogueira; Toty, Ianson, Wallace, Airton; Rodolfo Potiguar, Diego Mathias, Thiago Alagoano; Olávio, Cleo Silva e Luizinho.

O rival

Para a temporada 2023, o Marcílio Dias manteve o técnico Rogério Corrêa, que comandou o time no título da Copa Santa Catarina em novembro. Boa parte do elenco foi mantido, e o Marinheiro ainda contratou nomes conhecidos do futebol brasileiro, como o lateral-direito Luís Ricardo, ex-Avaí, Grêmio, Botafogo e São Paulo, e o atacante Rodrigo Pimpão, ex-Vasco e Botafogo.

Luizinho elogiou o técnico e o elenco do Marcílio Dias e disse que estudou as atuações do time na Copa Santa Catarina e nos jogos-treinos para se preparar para a Recopa. Para ele, além da qualidade do rival, a questão emocional e ansiedade de uma estreia podem ser alguns dos obstáculos do Brusque para o primeiro jogo da temporada.

“O Marcílio se reforçou bem e tem um ótimo técnico. Há de se respeitar o adversário”, disse. “Por ser um clássico, a questão motivacional ajuda na preparação. O torcedor se mobiliza mais também. Temos a responsabilidade de tirar proveito do mando de campo”, completou.

Arbitragem

Braulio da Silva Machado apita o jogo. Ele será auxiliado por Henrique Neu Ribeiro e José Roberto Larroyd. Tiago Soares dos Santos é o quarto árbitro. A Recopa não terá arbitragem de vídeo.

Recopa Catarinense em tempo real

Acompanhe Brusque x Marcílio Dias com a descrição dos lances em tempo real em omunicipio.com.br. O pré-jogo começa às 19h30.

– Assista agora:
Saiba como transformar sua sala sem reformas

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo