Reformulado, Brusque Basquete busca vaga no Final Four do Campeonato Brasileiro
Técnico Bicudo acredita que time pode ser uma das gratas surpresas da competição
O Brusque/FME/Aradefe/Trimania (Brusque Basquete) disputa o Campeonato Brasileiro de Clubes Masculino em 2019. A competição é organizada pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e era a principal no país até a década passada, quando foi criado o Novo Basquete Brasil (NBB). A última edição havia sido realizada em 2008, e com diversos conflitos políticos e financeiros, houve a extinção e a consolidação do NBB como a elite do esporte nacional.
Foi em 2009 que a Liga Nacional de Basquete deu início ao NBB como a grande competição da modalidade no Brasil. Em seu retorno, este Campeonato Brasileiro adulto que o Brusque Basquete disputa deve se tornar o segundo escalão do basquete no país, dando acesso ao NBB a partir de 2020.
Veja também:
Processo de falência mais antigo de Brusque tramita há mais de 20 anos
Prefeitura de Brusque faz levantamento da obra de duplicação da Antônio Heil
“Está arrependido e quer pedir desculpas”, diz advogado de jovem que agrediu mãe e filha
Neste retorno do campeonato em 2019, são oito times jogando todos contra todos em turno e returno. Os quatro melhores disputam o Final Four na cidade do primeiro colocado da fase inicial. São semifinais, disputa de 3º lugar e final, em jogos únicos.
Reformulado
O começo da temporada já foi bom: O Brusque venceu o São José dos Pinhais/Graxo na estreia, por 80 76, fora de casa, em uma partida emocionante, disputada ponto a ponto. O técnico Alexandre Rocha, o Bicudo, reconhece que a equipe não está entre as favoritas ao título. Ele elenca a Liga Sorocabana de Basquete, que tem experiência no NBB, como principal candidata ao troféu, além de ABA e NBPG. “Não quer dizer que não estamos brigando também. Acho que podemos ser uma grata surpresa dentro do campeonato. No Final Four, tudo pode acontecer.”
O elenco está reformulado: Fernandão, Lucas, Portilho e o brasilo-estadunidense Kevin são os remanescentes de 2018 entre os 11 jogadores. Entre as novidades, destaque para o experiente Barth, que já havia passado pelo Brusque Basquete em 2017, e para o jovem Peçanha, que vem de São José dos Campos com experiência no Novo Basquete Brasil (NBB). O pivô tem 2,07 metros.
“A equipe vem melhor em estatura e mais forte nos pivôs. Vulcão e Barth trabalham muito bem dentro do garrafão, são fortes, bloqueiam o rebote. Não tínhamos um jogador tão alto quanto o Peçanha, nossos alas agora têm mais de 1,95 m. É um time muito mais fortalecido do que no ano passado”, avalia Bicudo.
Para Bicudo, a atual estrutura da equipe beira o profissionalismo, algo que, em sua opinião, é inédito desde que chegou ao Brusque Basquete, há três anos, quando ainda era a AD Brusque. O elenco treina dois períodos todos os dias, das 9h às 10h na academia. Na quadra, os horários são das 10h às 12h e das 17h às 19h.
“Nossa qualidade de treino é muito melhor agora. Na Liga Ouro, em 2018, estreamos com 12 treinamentos. Neste ano, fizemos 42 treinamentos na fase de preparação até a estreia. É muita diferença”, avalia.
Adversários
ABA
A Associação de Basquete de Araraquara foi fundada em 1994, como Associação Araraquarense de Basquetebol, e refundada em 2008. Desde 2013, manda seus jogos no reformado ginásio de esportes Castelo Branco, o Gigantão, que recebeu investimentos de R$ 4 milhões. Tem capacidade para 4 mil torcedores. Os principais títulos da equipe foram conquistados na primeira metade da década passada.
Nome com patrocinadores: Araraquara/ABA/Fundesport
Blackstar Basquete
Além do Brusque Basquete, a Blackstar é uma das equipes de Santa Catarina na competição. O time foi fundado em 2003. Em 2018, a equipe terminou o Campeonato Catarinense na terceira colocação. O objetivo a longo prazo é chegar ao NBB. A equipe também tem foco nas categorias de base.
Cravinhos Basketball
O município de Cravinhos, no interior de São Paulo, tem a equipe caçula do Campeonato Brasileiro. Com foco na formação de atletas, a equipe adulta foi criada para a temporada 2019. A equipe sub-17 masculina disputa finais há três temporadas.
Liga Sorocabana de Basquete (LSB)
A LSB foi fundada em 1997. Foi participante assídua do NBB de 2011 até 2018, e seu melhor desempenho foi justamente na temporada de estreia, quando chegou ao 11º lugar. Seu maior título é o do Torneio Novo Milênio de 2010, um qualificatório para o Campeonato Paulista. Sorocaba é uma das cidades com grande tradição no basquete nacional.
Em 2016, o time mudou sua identidade, adotando as cores laranja e azul. O escudo do time mudou, e o lobo deixou de ser o mascote, dando lugar ao cavalo, animal que é um dos símbolos de Sorocaba, representado no brasão da cidade como dois unicórnios.
Nome com patrocinadores: LSB/PMS
Novo Basquete Ponta Grossa
Fundado em 2013, o clube acumula conquistas estaduais e regionais. Em 2018, faturou a Supercopa Brasil, a terceira divisão na pirâmide cujo topo é o Novo Basquete Brasil (NBB). Conquistou também de 2015 a 2018 a Fase Sul da Copa do Brasil. É de Ponta Grossa (PR).
Nome com patrocinadores: NBPG/CCR/RodoNorte/Unisecal/LDPG
São José dos Pinhais/Guaxo
Os guaxinins de São José dos Pinhais (PR) são mascotes herdados da associação esportiva de Curitiba que tem parceria com a equipe. Sem time profissional desde o início dos anos 2000, a cidade tem se reerguido na modalidade. Em 2018, conquistou o vice-campeonato da divisão B dos Jogos Abertos do Paraná, e subiu à primeira divisão.
Unifae São João
A equipe de basquete de São João da Boa Vista (SP) é do Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino (Unifae), em parceria com o Departamento de Esportes municipal. Foi fundada em 2009. Durante a preparação para o Campeonato Brasileiro, disputou dois amistosos contra o Cravinhos, um dos adversários na competição: venceu fora de casa por 55 a 53 e como mandante no ginásio do CIC por 66 a 60.
Nome completo: Basquete Unifae/São João da Boa Vista
Veja também:
Nova pizzaria funcionará na avenida Otto Renaux
Procurando imóveis? Encontre milhares de opções em Brusque e região
Acidente no ribeirão Garcia mata Willy Wendelich, do Rancho do Willy