Reformulado, Brusque Basquete busca vaga no Final Four do Campeonato Brasileiro

Técnico Bicudo acredita que time pode ser uma das gratas surpresas da competição

Reformulado, Brusque Basquete busca vaga no Final Four do Campeonato Brasileiro

Técnico Bicudo acredita que time pode ser uma das gratas surpresas da competição

O Brusque/FME/Aradefe/Trimania (Brusque Basquete) disputa o Campeonato Brasileiro de Clubes Masculino em 2019. A competição é organizada pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e era a principal no país até a década passada, quando foi criado o Novo Basquete Brasil (NBB). A última edição havia sido realizada em 2008, e com diversos conflitos políticos e financeiros, houve a extinção e a consolidação do NBB como a elite do esporte nacional.

Foi em 2009 que a Liga Nacional de Basquete deu início ao NBB como a grande competição da modalidade no Brasil. Em seu retorno, este Campeonato Brasileiro adulto que o Brusque Basquete disputa deve se tornar o segundo escalão do basquete no país, dando acesso ao NBB a partir de 2020.

Veja também:
Processo de falência mais antigo de Brusque tramita há mais de 20 anos 

Prefeitura de Brusque faz levantamento da obra de duplicação da Antônio Heil 

“Está arrependido e quer pedir desculpas”, diz advogado de jovem que agrediu mãe e filha

 

Neste retorno do campeonato em 2019, são oito times jogando todos contra todos em turno e returno. Os quatro melhores disputam o Final Four na cidade do primeiro colocado da fase inicial. São semifinais, disputa de 3º lugar e final, em jogos únicos.

Reformulado
O começo da temporada já foi bom: O Brusque venceu o São José dos Pinhais/Graxo na estreia, por 80 a 76, fora de casa, em uma partida emocionante, disputada ponto a ponto. O técnico Alexandre Rocha, o Bicudo, reconhece que a equipe não está entre as favoritas ao título. Ele elenca a Liga Sorocabana de Basquete, que tem experiência no NBB, como principal candidata ao troféu, além de ABA e NBPG. “Não quer dizer que não estamos brigando também. Acho que podemos ser uma grata surpresa dentro do campeonato. No Final Four, tudo pode acontecer.”

O elenco está reformulado: Fernandão, Lucas, Portilho e o brasilo-estadunidense Kevin são os remanescentes de 2018 entre os 11 jogadores. Entre as novidades, destaque para o experiente Barth, que já havia passado pelo Brusque Basquete em 2017, e para o jovem Peçanha, que vem de São José dos Campos com experiência no Novo Basquete Brasil (NBB). O pivô tem 2,07 metros.

“A equipe vem melhor em estatura e mais forte nos pivôs. Vulcão e Barth trabalham muito bem dentro do garrafão, são fortes, bloqueiam o rebote. Não tínhamos um jogador tão alto quanto o Peçanha, nossos alas agora têm mais de 1,95 m. É um time muito mais fortalecido do que no ano passado”, avalia Bicudo.

Para Bicudo, a atual estrutura da equipe beira o profissionalismo, algo que, em sua opinião, é inédito desde que chegou ao Brusque Basquete, há três anos, quando ainda era a AD Brusque. O elenco treina dois períodos todos os dias, das 9h às 10h na academia. Na quadra, os horários são das 10h às 12h e das 17h às 19h.

“Nossa qualidade de treino é muito melhor agora. Na Liga Ouro, em 2018, estreamos com 12 treinamentos. Neste ano, fizemos 42 treinamentos na fase de preparação até a estreia. É muita diferença”, avalia.

 

 

Adversários

ABA
A Associação de Basquete de Araraquara foi fundada em 1994, como Associação Araraquarense de Basquetebol, e refundada em 2008. Desde 2013, manda seus jogos no reformado ginásio de esportes Castelo Branco, o Gigantão, que recebeu investimentos de R$ 4 milhões. Tem capacidade para 4 mil torcedores. Os principais títulos da equipe foram  conquistados na primeira metade da década passada.

Nome com patrocinadores: Araraquara/ABA/Fundesport

Blackstar Basquete
Além do Brusque Basquete, a Blackstar é uma das equipes de Santa Catarina na competição. O time foi fundado em 2003. Em 2018, a equipe terminou o Campeonato Catarinense na terceira colocação. O objetivo a longo prazo é chegar ao NBB. A equipe também tem foco nas categorias de base.

Cravinhos Basketball
O município de Cravinhos, no interior de São Paulo, tem a equipe caçula do Campeonato Brasileiro. Com foco na formação de atletas, a equipe adulta foi criada para a temporada 2019. A equipe sub-17 masculina disputa finais há três temporadas.

Liga Sorocabana de Basquete (LSB)
A LSB foi fundada em 1997. Foi participante assídua do NBB de 2011 até 2018, e seu melhor desempenho foi justamente na temporada de estreia, quando chegou ao 11º lugar. Seu maior título é o do Torneio Novo Milênio de 2010, um qualificatório para o Campeonato Paulista. Sorocaba é uma das cidades com grande tradição no basquete nacional.

Em 2016, o time mudou sua identidade, adotando as cores laranja e azul. O escudo do time mudou, e o lobo deixou de ser o mascote, dando lugar ao cavalo, animal que é um dos símbolos de Sorocaba, representado no brasão da cidade como dois unicórnios.

Nome com patrocinadores: LSB/PMS

Novo Basquete Ponta Grossa
Fundado em 2013, o clube acumula conquistas estaduais e regionais. Em 2018, faturou a Supercopa Brasil, a terceira divisão na pirâmide cujo topo é o Novo Basquete Brasil (NBB). Conquistou também de 2015 a 2018 a Fase Sul da Copa do Brasil. É de Ponta Grossa (PR).

Nome com patrocinadores: NBPG/CCR/RodoNorte/Unisecal/LDPG

 

São José dos Pinhais/Guaxo
Os guaxinins de São José dos Pinhais (PR) são mascotes herdados da associação esportiva de Curitiba que tem parceria com a equipe. Sem time profissional desde o início dos anos 2000, a cidade tem se reerguido na modalidade. Em 2018, conquistou o vice-campeonato da divisão B dos Jogos Abertos do Paraná, e subiu à primeira divisão.

Unifae São João
A equipe de basquete de São João da Boa Vista (SP) é do Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino (Unifae), em parceria com o Departamento de Esportes municipal. Foi fundada em 2009. Durante a preparação para o Campeonato Brasileiro, disputou dois amistosos contra o Cravinhos, um dos adversários na competição: venceu fora de casa por 55 a 53 e como mandante no ginásio do CIC por 66 a 60.

Nome completo: Basquete Unifae/São João da Boa Vista

Veja também:
Nova pizzaria funcionará na avenida Otto Renaux

Procurando imóveis? Encontre milhares de opções em Brusque e região

Acidente no ribeirão Garcia mata Willy Wendelich, do Rancho do Willy

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio