Brusque credencia hospitais para reduzir fila de 6 mil pacientes que aguardam atendimento oftalmológico
Pacientes já estão sendo contactados pelo hospital para marcação das consultas
Pacientes já estão sendo contactados pelo hospital para marcação das consultas
O Hospital Dom Joaquim inicia nesta semana a realização de procedimentos e exames de oftalmologia. A Secretaria de Saúde de Brusque credenciou os hospitais Dom Joaquim e Imigrantes com o objetivo de reduzir a lista de espera.
Atualmente, são 6 mil pessoas aguardando na fila para realizar atendimentos nesta especialidade em Brusque. De acordo com a secretária Thayse Rosa, o Dom Joaquim entrou em contato com os pacientes e a expectativa é que os atendimentos iniciassem já nesta semana.
O Hospital Azambuja também pode ser habilitado e uma visita técnica deve ser realizada pela secretaria em breve.
A classificação da fila é realizada através de ordem de gravidade e tempo de espera. A lista é definida por profissionais médicos que atuam no setor de regulação.
De acordo com o diretor de processos, auditoria e tratamento fora de domicílio, Marcus Souza, na consulta básica do oftalmologista, é feito um teste de acuidade visual, exames básicos, mapeamento de retina e outros procedimentos.
Segundo Marcos, os procedimentos mais comuns entre os que aguardam na fila são retirada de corpo estranho na córnea, capsulotomia YAG laser, tratamento cirúrgico de pterigio, cirurgia de catarata, fotocoagulação a laser, injeção intra-vitreo, iridotomia a laser, pan-fotocoagulação a laser, tratamento de ptose palpebral e tomografia de coerência óptica, entre outros.
Se o paciente for encaminhado para outras especialidades, como o ambulatório de glaucoma ou retina, são feitos exames mais específicos. Caso o paciente seja encaminhado para tratamento de catarata, ele passa por uma biometria/topografia.
Após vir a Brusque para trabalhar em bar, paranaense abre dois restaurantes na cidade: