X
X

Buscar

Brusque divulga nota após ato de racismo por torcedor contra goleiro do Criciúma

Caso aconteceu após jogo entre Brusque e Criciúma neste sábado

O Brusque Futebol Clube divulgou uma nota oficial na tarde deste domingo, 9, referente ao ato de racismo cometido por um torcedor contra o goleiro Caíque, do Criciúma. O caso aconteceu logo após o apito final do jogo entre Brusque e Criciúma neste sábado, 8, no estádio Augusto Bauer.

O clube disse repudiar a prática de racismo e de outras formas de discriminação. O quadricolor relatou que colaborou com as autoridades e com representantes do Criciúma fornecendo as informações necessárias, bem como alegou ter acompanhado a atuação das polícias Militar e Civil no estádio e na delegacia.

“O Brusque Futebol Clube seguirá acompanhando e colaborando na apuração dos fatos, aguardando o resultado das investigações e, uma vez comprovada a prática do ato de racismo, que então deverá ser punido com o rigor da lei, adotar as eventuais providências que estejam a seu alcance”, consta na nota.

Por outro lado, o clube argumentou que não pode ser acusado ou penalizado por atitudes que teriam sido cometidas por um único indivíduo, em um caso que está sob investigação.

Nota na íntegra

O Brusque Futebol Clube repudia, de forma veemente, a prática do racismo, assim como a prática de qualquer outra forma de discriminação, que não podem ser toleradas no esporte ou em qualquer outro espaço da sociedade.

Quanto ao noticiado ato de racismo que o atleta Caíque, do Criciúma Esporte Clube, teria sofrido no estádio Augusto Bauer, durante a partida válida pela 8ª rodada do Campeonato Catarinense, na noite de sábado, 8, o Brusque Futebol Clube colaborou prontamente com as autoridades competentes, com o atleta Caíque e com os representantes do Criciúma Esporte Clube, fornecendo todas as informações necessárias e acompanhando a atuação da Polícia Militar e da Polícia Civil no estádio e na Delegacia.

O Brusque Futebol Clube seguirá acompanhando e colaborando na apuração dos fatos, aguardando o resultado das investigações e, uma vez comprovada a prática do ato de racismo, que então deverá ser punido com o rigor da lei, adotar as eventuais providências que estejam a seu alcance.

O Brusque Futebol Clube, contudo, não pode ser acusado ou penalizado pelas más atitudes que teriam sido praticadas por um único indivíduo, torcedor do Brusque ou não, ainda sob investigação e sobre as quais infelizmente não tem qualquer controle.

Seguimos firmes e comprometidos com a luta contra qualquer forma de discriminação e finalizamos afirmando que todas as medidas de segurança e organização para que a partida transcorresse dentro da normalidade foram adotadas, sendo certo que, exceção feita a alguns atos de vandalismo ocorridos no interior dos banheiros da torcida visitante e ao alegado ato de racismo que está sendo averiguado, foi o que ocorreu.

Caíque registra boletim de ocorrência

Logo após o apito final, Caíque, goleiro do Criciúma, ouviu um torcedor do Brusque o atacar com gritos de “macaco”, e acionou a arbitragem da partida. Um torcedor do Brusque foi identificado como responsável.

A Polícia Militar deteve o homem e o retirou do estádio. O goleiro registrou boletim de ocorrência, amparado pelo departamento jurídico do Criciúma. O clube do Sul do estado divulgou uma nota oficial e repudiou o ato. Dentro de campo, as equipes empataram em 1 1.

Leia também os destaques da semana:

1. Sem propostas viáveis para terreno, ex-funcionários da Schlösser continuam sem perspectiva de recebimento de indenização
2. “Nem tudo é como nos foi dito”: prefeito de Botuverá relata desafios no início da gestão e detalha prioridades
3. Roubos em Brusque: saiba quais bairros têm mais registros do crime
4. Licitação para permuta do albergue e Centro POP de Brusque fracassa por falta de propostas viáveis
5. Há 95 anos era plantada popular Figueira do Archer, no Centro de Brusque
Pontes de Brusque apresentam risco de colapso e prefeitura prepara intervenções


Assista agora mesmo!

Icônica danceteria 1020 traz histórias de diversão e fuga de namorados em Brusque: