Brusque e Avaí decidem neste sábado uma vaga para a final do Catarinense
Quadricolor tem vantagem de dois gols de diferença
A partida de volta da semifinal do Catarinense entre Brusque e Avaí começa às 20h30 deste sábado, 23, na Ressacada. Invicto há nove jogos, o quadricolor pode perder por até um gol de diferença para chegar à final pelo terceiro ano consecutivo. Se o Leão vencer por dois gols, a decisão vai a pênaltis; só se classifica no tempo normal se vencer por uma diferença maior.
Nesta quinta-feira, 21, o técnico Luizinho Lopes comandou um treino técnico e tático com os jogadores que não foram titulares na quarta-feira, enquanto os titulares fizeram trabalhos regenerativos. A delegação quadricolor partiu rumo a Palhoça, onde se concentra para a partida. Consta na programação uma última sessão de treino na tarde desta sexta-feira, 22, no Centro de Formação e Treinamento do Cambirela, do Figueirense.
O zagueiro Wallace foi substituído no segundo tempo por Éverton Alemão, parecendo sentir dores. As informações preliminares são de que se tratava apenas de cansaço e que o capitão pode estar em campo no jogo de volta.
O atacante Paulinho Moccelin esteve fora do jogo de ida por conta de lesão muscular e é pouco provável que jogue no sábado. Há a possibilidade, contudo, de que o atacante Maycon Douglas e o meia Patrick Machado estejam à disposição.
Um time possível tem Matheus Nogueira; Cristovam, Ianson, Wallace, Alex Ruan; Rodolfo Potiguar, Serrato, Dionísio; Diego Tavares, Dentinho; Olávio.
O volante Rodolfo Potiguar está pendurado.
Vantagens e retrospectos
Com dois gols à frente no placar agregado, o Brusque pode perder por um gol de diferença para garantir a vaga à final pelo terceiro ano consecutivo. Uma derrota por dois gols de diferença leva o jogo aos pênaltis.
A última vez que o Brusque perdeu por dois gols de diferença foi em 30 de setembro: 2 a 0 para o São Bernardo-SP, no primeiro jogo após a conquista do acesso à Série B.
O quadricolor só será eliminado no tempo normal se perder por três gols de diferença ou mais. Isto não acontece desde 6 de novembro de 2022, quando levou 3 a 0 diante do Grêmio, na última rodada do Brasileiro Série B, em Porto Alegre.
Quanto a decisões por pênaltis, o Brusque não perde desde a segunda fase do Brasileiro Série D de 2018, quando foi eliminado pelo Tubarão. Venceu as últimas seis disputas. As mais recentes foram diante do ABC, pela segunda fase da Copa do Brasil, e contra o Marcílio Dias, nas quartas de final do Catarinense. Também levou a melhor em duas finais de Copa Santa Catarina (2018 e 2019) e na semifinal e na final do Brasileiro Série D de 2019.
Avaí
No Avaí, o volante Pedro Castro é desfalque por lesão muscular e a grande dúvida na escalação é sobre quem será seu substituto. O lateral-esquerdo Mário Sérgio, que foi desfalque nos últimos dois jogos, está relacionado. Jean Lucas, que esteve fora dos últimos dois jogos por questões particulares, segue fora.
As sessões de treinos têm sido fechadas para a imprensa. Uma escalação possível tem Igor Bohn; Thales Oleques, Douglas Bacelar, Jonathan Costa, Natanael (Mário Sérgio); Willian Maranhão, Rafael Gava (Ronaldo Henrique); Pedrinho, Giovanni, Maurício Garcez; Gabriel Poveda.
O volante Willian Maranhão está pendurado com dois cartões amarelos.
Ataque x defesa
O Avaí tem o melhor ataque da competição, com 25 gols marcados, quatro a mais que Criciúma e Barra, segundos colocados no quesito. Por outro lado, tem 20 gols sofridos.
Enquanto isso, o Brusque tem 16 gols marcados e a melhor defesa da competição, de forma isolada: apenas nove gols sofridos em 14 jogos.
Arbitragem
Rafael Traci (FIFA) apita a partida, auxiliado por Johnny Barros de Oliveira (CBF) e Diogo Berndt (CBF). Júlio César Pfleger (CBF) é o quarto árbitro.
Quem comanda o VAR é Heber Roberto Lopes, auxiliado por Thiaggo Americano Labes.
Retrospecto
93 jogos oficiais
25 vitórias do Brusque
27 empates
41 vitórias do Avaí
100 gols do Brusque
127 gols do Avaí
Avaí x Brusque em tempo real
Acompanhe Avaí x Brusque em omunicipio.com.br, com a descrição dos lances em tempo real. O pré-jogo começa às 20h.
Ingressos
O ingresso para a torcida do Brusque custa R$ 40, com direito à meia-entrada. Crianças menores de 12 não pagam, mas devem estar acompanhados por seus responsáveis e comprovar idade com a apresentação de documento oficial com foto. A gratuidade se dará mediante disponibilidade no setor.
É possível comprar online e nas bilheterias da Ressacada. Nesta sexta-feira, 22, elas funcionam das 12h até às 17h; no sábado, 23, as vendas começam às 13h e terminam no intervalo do jogo.
Como assistir a Avaí x Brusque
A partida terá transmissão ao vivo pelo GE. A TV Bruscão transmite com imagens voltadas para a cabine de transmissão.
Atualização em 22/03/2024 às 18h55: atualização nas informações do Avaí com base na lista de relacionados publicada às 18h52.
Assista agora mesmo!
Médica da UTI pediátrica atende crianças que chegam ao hospital entre a vida e a morte: