X
X

Buscar

Brusque enfrenta Hercílio Luz com ótimo retrospecto e visa recorde na Série D

Sem jamais passar da segunda fase, quadricolor quer quebrar tabu e seguir adiante rumo à terceira divisão nacional

O Brusque enfrenta o Hercílio Luz neste domingo, 16, no estádio Aníbal Torres Costa, em Tubarão, no jogo de ida da segunda fase da Série D do Campeonato Brasileiro. O quadricolor conta com a volta de Fio, que perdeu as duas últimas partidas por lesão no quadríceps. O confronto reedita a final da Copa Santa Catarina 2018, vencida pelo Bruscão nos pênaltis.

Passar pelo Hercílio Luz significará um recorde na história do Brusque, que em 2019 já obteve sua melhor campanha em uma Série D. Em 2009 e 2011, não passou sequer da fase de grupos. Em 2016, 2017 e 2018, a equipe conseguiu a classificação, sempre no segundo lugar de seus grupos, e jamais passou da primeira fase de mata-mata.

Veja também:
Internação involuntária de dependentes químicos gera debate entre especialistas

Brusquense é aprovada para estudar no Balé Bolshoi, em Joinville

Diretor do Imigrantes Hospital diz estar aberto parcerias com a Prefeitura de Brusque

A derrota contra o Boavista em Saquarema (RJ) no último domingo acabou com a invencibilidade do Brusque e com os 100% de aproveitamento, mas, na visão do técnico Waguinho Dias, foi a melhor partida da equipe fora de casa. “Criamos muitas oportunidades de gol, e não é que perdemos gols, é que a bola não entrou mesmo. E os gols do Boavista vieram muito mais de erros nossos. Foram jogadas propiciadas por nós.”

Mesmo sem a invencibilidade, o revés alivia uma expectativa por sequência de resultados positivos que naturalmente surge à medida que eles são conquistados. “[A perda de invencibilidade] no mata-mata seria um baque maior, o time sentiria mais. E ter perdido agora dá tempo de absorver. Serve de alerta, para deixar o meio-campo, que perdeu algumas bolas, muito mais ligado. Diz que não somos imbatíveis. A confiança permanece, mas temos que estar atentos. No mata-mata, quem erra menos vence.”

Nesta semana, Waguinho Dias fez treinamentos utilizando duas fórmulas diferentes durante a semana. Em uma delas, Thiago Alagoano faz o papel de segundo volante e Romarinho se torna o armador principal à frente. Na outra, as funções dos jogadores se invertem. Não há nenhum desfalque previsto, seja por suspensão ou por lesão.

O time provável é formado por Zé Carlos; Edílson, Ianson, Magrão, Airton; Ruan, Thiago Alagoano, Romarinho; Jefferson Renan, Júnior Pirambu e Fio.

Números
O Brusque tem a segunda melhor campanha da Série D. São cinco vitórias e uma derrota, 15 gols marcados e seis sofridos. Perde apenas para a Caldense, que acumulou 16 pontos no Grupo A12.

O retrospecto recente contra o Hercílio Luz é positivo. No Campeonato Catarinense de 2019, empate em 1 a 1 no Aníbal Torres Costa e vitória por 1 a 0 no Augusto Bauer. Na Copa Santa Catarina de 2018, as equipes disputaram a final. Empataram em 0 a 0 em Brusque e em 1 a 1 em Tubarão. O quadricolor conquistou o troféu nos pênaltis.

Veja também:
Casa Fuckner: Construção de 150 anos foi primeira sede da Igreja Adventista de Guabiruba

Procurando imóveis? Encontre milhares de opções em Brusque e região

Fim de semana em Blumenau oferece festival de vinhos, feira medieval e feijoada

O Hercílio Luz terminou no segundo lugar do Grupo A14. Foram três vitórias e três derrotas, cinco gols marcados e seis sofridos. O time vem de uma derrota por 2 a 0 contra o Tupi (MG), fora de casa. Foi a única vitória da equipe mineira, que foi eliminada na última posição do grupo.

As partidas contra o Brusque valem demais. Para se manter com um calendário na pirâmide do futebol nacional, o Hercílio Luz precisa subir para a Série C do Campeonato Brasileiro, pois não obteve vaga à Série D de 2020. No Campeonato Catarinense, o leão terminou na 10ª e última posição, e disputará a segunda divisão estadual.